1 de ago. de 2008

Pelo Reencantamento do Mundo





Olá Amigos

Estava eu procurando uma imagem que falasse sobre reencantamento para colocar um texto do José Manuel Moran e olhe só o que eu encontrei, uma Rede Mundial de Artistas em Aliança. Dei uma olhada no site deles e fiquei ENCANTADO com a proposta:

"A Aliança por um mundo responsável, plural e solidário é uma rede informal de pessoas, instituições e movimentos que, conscientes da complexidade dos problemas do mundo contemporâneo, buscam as mudanças necessárias para atuar e ter, no seu conjunto, influência de ação no aqui e agora e no futuro. Com sua forma de atuar, abrindo espaço para debates, intercâmbios e elaboração de propostas comuns a Aliança cria uma dinâmica social e inventa novas formas de ação coletiva."

Lá encontrei coisas maravilhosas como textos sobre o reencantamento do mundo através das artes e sobre poesia no seculo XX e XXI. O site coloca que por ser múltipla a aliança os objetivos deles são esses:
  • uma vontade de sair da impotência para entender e influenciar realidades cuja escala e complexidade dependem de uma ação coletiva e global;

  • uma aventura compartilhada;

  • uma visão da comunidade mundial a construir;

  • um espaço onde se trocam iniciativas, reflexões e aprendizagens;

  • uma contribuição para a mudança dos paradigmas civilizatórios;

  • uma soma de esperanças individuais e coletivas para a construção de outros mundos possíveis;
Na hora me lembrei do José Antônio Klaes Roig do Letra Viva do Roig , Vilmabel Gibon do blog Teatro e Vida e do seu Livro Teatro Pedagógico , da Vera do Arte Brasilis 1 e do Arte Brasilis 2 e da Rosane do Rosanearte, que por suas habilidades e competências artísticas deveriam estar entre os citados no site. Ai me deu uma grande estalo:

Imagina uma aliança dessa na Educação?

E você o que acha?

Tambem está escrito no site essa mensagem do Modigliani:

"o real dever do artista é salvar o sonho"

Lindo demais.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente dica !!! Digna de repasse aos amigos artistas e educadores. Essa idéia de 'reencantamento pelo mundo' soou muito bem. Valeu !

ARTEROSANE disse...

nossa...fiquei arrepiada...reencantamento pelo mundo! Parabéns pela sua iniciativa!!!
Adorei o texto!!!
Beijo

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Robson, maravilha essa tua postagem e as inúmeras possibilidades que nos traz. Podemos pensar mesmo em reunir os blogueiros educacionais num projeto com base em nossas experiêmcias. Algo a se pensar seriamente. Valeu amigão. Um abração! E bom findi. Zé.