8 de jul. de 2008

Zoho Wiki: Como criar wikis de maneira fácil?

Estou sempre falando sobre o uso e as aplicações das Wikis, no nosso cotidiano. Em se tratando de colaboração online, esse sistema é o que melhor representa um documento colaborativo. Apesar de se tratar de uma ótima opção para colaboração, muitas pessoas ainda têm receio em usar esse sistema, principalmente pela necessidade de aplicar a Wikitext, linguagem de marcação para formatar os textos das Wikis. Nas últimas semanas tenho recomendado aos meus colegas professores e alunos o uso da Zoho Wiki, que é mais um serviço do ótimo pacote de escritórios online da Zoho.

A vantagem desse serviço é oferecer um editor visual para as páginas da Wiki. Assim é possível editar o conteúdo de maneira fácil, como se estivéssemos em um editor de texto. Além disso, dispomos de todas as facilidades de uma Wiki, como compartilhamento de conteúdo e controle de alterações. Mas como fazer? Como funciona essa Wiki? Para facilitar o processo de utilização, para as pessoas que nunca tiveram contato com esse tipo de ferramenta, preparei um pequeno tutorial sobre como usar a Zoho Wiki.

O primeiro passo é visitar a Zoho Wiki e se cadastrar, para poder criar as suas próprias Wikis. O cadastro é totalmente gratuito, então pode ficar despreocupado. Escolha a opção Sign Up, para fazer uma nova conta.

Zoho Wiki

Assim que você fizer a sua conta, realize o login para começar a criar a Wiki. A primeira página que aparecerá será o centro de controle, para a sua Wiki. Nesse centro, encontramos várias opções para criar e gerenciar as configurações da Wiki.

Na imagem abaixo, listei algumas opções importantes nessa página. Dois botões na parte superior criam páginas e Wikis. Dentro dessa página, podemos adicionar várias Wikis, para uso comum. Então, antes de mais nada sugiro criar uma Wiki! Clique no botão New Wiki.

Zoho Wiki - Painel

Assim que você fizer isso, uma janela com as opções dessa nova Wiki aparecerá.

Zoho Wiki - Nova Wiki

As opções para criar a Wiki são as seguintes:

  • Wiki name: Aqui escolhemos o nome da Wiki, que conseqüentemente será usado para gerar o endereço de acesso para a Wiki. Escolha bem o nome, pois esse não pode ser alterado.
  • Wiki Title: Esse será o título da Wiki, ele será exibido para todos os participantes dessa Wiki.
  • Make this wiki: Aqui temos uma opção muito importante! Precisamos escolher como será o acesso a essa Wiki. Podemos escolher entre três opções.
    • Public: Caso essa opção seja escolhida, qualquer pessoa pode acessar a Wiki. Cuidado para não adicionar dados sigilosos a Wikis públicas.
    • Private: Aqui o acesso a essa Wiki ficará restrito apenas a você.
    • Group: Agora para realizar efetivamente colaboração online, use essa opção. Com a opção Group selecionada, podemos adicionar o endereço de e-mail das pessoas que podem editar e colaborar com a Wiki.
  • Select Skin: Aqui podemos escolher como será a aparência da Wiki. Escolha um esquema de cores que seja agradável para as suas necessidades.

Só para que fique bem claro, assim que uma nova Wiki é criada no Zoho Wiki, as suas Wikis podem ser acessadas com o endereço http://nomewiki.wiki.zoho.com. Por exemplo, se o nome da wiki for allanbrito, então o endereço para a minha Wiki seria http://allanbrito.wiki.zoho.com.

Assim que criamos uma nova Wiki, voltamos para o centro de controle. Agora precisamos adicionar páginas a nossa Wiki. Clique na opção New Page para criar uma nova página.

Zoho Wiki - Nova Página

Quando criamos uma nova página, a primeira coisa que precisaremos fazer é indicar o nome dessa página. Para isso uma caixa de diálogo aparecerá, perguntando o nome. Informe o nome e pressione o botão Create.

Depois estaremos na página de edição dos textos. Essa página funciona como um editor de textos comum.

Zoho Wiki - Editor de texto

Assim que o texto estiver concluído, pressione o botão save. Ele está no canto superior esquerdo dessa página. Depois que clicamos nesse botão, a página será exibida da maneira como os usuários estão visualizando a mesma. Caso você esteja para criar uma Wiki com grande quantidade de páginas, recomendo adicionar tags, que são palavras-chave para facilitar o processo de pesquisa no futuro. Para adicionar essas tags, clique no nome tag abaixo do título da página.

Zoho Wiki - Tags

Depois de adicionar uma página, podemos alterar a Home Page da nossa Wiki, que será a primeira página visualizada pelos usuários. Para visualizar a home, clique no nome Home Page no menu Navigate Pages que está na direita.

Zoho Wiki - Home Page

Um texto padrão será adicionado automaticamente a sua página inicial. Para editar esse texto, clique no botão Edit, assim que você estiver na Home Page. Esse botão está localizado na parte superior direita da página, acima do título. Clique nele para alterar o texto.

Zoho Wiki - Editar a Home

Agora é só adicionar novas páginas e informações. Para organizar a navegação nessa Wiki, clique na opção sitemap que está na direita.

Zoho Wiki - Sitemap

Isso mostrará uma lista com as páginas disponíveis na Wiki. Podemos organizar as páginas como subpáginas de outras. Para isso, clique e arraste a página, até que ela fique logo abaixo da sua página principal. Por exemplo, transformarei a página Blogs em uma subpágina de Links interessantes. Para isso, clique e arraste a página até que apareça um contorno verde sobre a página que deve receber a subpágina.

Zoho Wiki - Hierarquia de páginas

Pronto! Agora você já sabe como criar uma Wiki no Zoho. A melhor parte disso é que temos total controle sobre as alterações realizadas pelos usuários. Na direita existe um pequeno menu chamado Recently Changed, que mostra as páginas que recentemente foram alteradas. Assim como os usuários que realizaram a alteração. Para receber um relatório automático com as mudanças, assine o alimentador de notícias RSS.

Essa é uma ótima maneira de iniciar atividades colaborativas na Web, sem nenhum custo adicional. Agora o resto é com você!

Caso você queria acompanhar as mudanças e novidades no serviço Zoho Wiki, recomendo a leitura do Blog oficial do Zoho Wiki.

Fonte: http://www.colaborativo.org/blog/2007/08/30/zoho-wiki-como-criar-wikis-de-maneira-facil/

Um comentário:

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Robson, que ferramenta legal essa, pra dinamizar o wiki. Me interessei muito, e vou indicar pros meus cursistas e amigos. Teu trabalho e teu blog estão sempre inovando e nos dando opções. Parabéns, amigão! Um abraço, Zé.