9 de jul. de 2008

Zoho Office pode ser acessado via iPhone


Zoho Office é uma aplicação de escritório online que inclui processador de texto (Zoho Writer), folha de cálculo (Zoho Sheet), apresentações (Zoho Show), bloco de notas (Zoho Notebook), Wikis (Zoho Wiki), agenda (Zoho Planner), conversa (Zoho Chat) e email. Para aplicações profissionais o Zoho incluiu aplicações de gestão de projetos, CRM, faturação, conferência e base de dados.

Entre os internautas mais descolados, o pacote de programas online Zoho Office (www.zoho.com) é o preferido absoluto. Ele oferece nada menos do que 17 softwares e acaba de incorporar o inovador recurso "offline mode", presente no rival Google Documents. O Zoho Office só não é a melhor opção para todo mundo porque tem uma interface gráfica meio confusa, cheia de itens, e requer certo domínio do inglês.

Mas ele compensa essa limitação com um recurso sensacional: tem uma versão especialmente projetada para uso no supercelular da Apple, o iPhone. Para usá-la, basta acessar (pelo navegador do iPhone) o endereço http://mobile.zoho.com. Cinco dos 17 programas que formam o Zoho Office já estão disponíveis nessa versão "portátil", todos com o visual adaptado para rodar bem na telinha do iPhone. O único porém é que, ao menos por enquanto, não dá para editar os documentos via celular - só ler o conteúdo.

Mesmo assim trata-se de uma novidade bacana e útil (os donos de iPhone podem ter seus documentos sempre à mão). Se você não tem um iPhone, pode valer a pena experimentar o Zoho em seu PC porque ele tem um recurso, o Zoho Viewer, que permite colocar documentos online para que outras pessoas os vejam.

Até aí, nada demais - os programas online da Adobe e do Google, também oferecem isso. A diferença é que o Zoho permite definir por quanto tempo os documentos poderão ser acessados: um dia, uma semana ou um mês. Ao final desse prazo, o compartilhamento é automaticamente bloqueado. Para quem trabalha em grupo e quer ter controle absoluto sobre o que os colegas estão fazendo com os documentos, é uma função extremamente útil.

As informações são do O Estado de S. Paulo/Link

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/07072008/25/tecnologia-zoho-office-acessado-via-iphone.html

Nenhum comentário: