16 de jun. de 2008

Informática na educação ou educação com informática?

Já vi vários cursos por ai, oferecendo capacitação no uso de recursos tecnológicos na educação, mas os educadores realmente estão preparados para usar esse tipo de recurso na educação? E você? Já se perguntou qual a função da informática na educação?

Estou perguntando isso, pelo fato de estar sempre conversando com colegas professores sobre como eles estão utilizando os recursos da informática na educação, dentro das salas de aula. Algumas pessoas usam pouco, somente como repositório de material. Mas alguns já começam a aplicar recursos mais interativos e de colaboração online, como Blogs e Wikis.

Tablet PC

Uma mensagem publicada no Slashdot, sobre o uso efetivo da tecnologia nas salas de aula me chamou a atenção. Inclusive já sendo de prontidão comentado por vários blogs e web sites que falam sobre ensino a distância e tecnologia educacional.

Na mensagem, um professor comenta que agora possui uma mesa digitalizadora e um projetor para as suas aulas. Assim ele pode abandonar de vez o quadro, para as suas aulas. Isso é uso de tecnologia na educação? No sentido literal da palavra; sim.

Mas é esse o objetivo da informática na educação? Um comentário muito inteligente, com o qual concordo plenamente foi feito por gsiemens do elearnspace. Segundo o comentário, as pessoas sempre fazer a pergunta errada, quando abordam o uso da tecnologia nas salas de aula. Elas estão sempre preocupadas em como usar a tecnologia na sala de aula, quando a pergunta correta seria “como meus alunos podem aprender mais com tecnologia?” ou “como mais pessoas podem assistir as minhas aulas?”.

Usar recursos tecnológicos em sala de aula é extremamente fácil, providencie um projetor e uma apresentação em slides com animações e outros recursos, pronto! Teremos tecnologia na sala de aula. Mas ela será eficiente? Duvido!

Pense nisso, mesmo que você não seja professor ou esteja em constante contato com salas de aula. Caso você precise fazer uma palestra ou apresentação o conceito é o mesmo. Antes de planejar usar um recurso tecnológico, escolha esse recurso pelo benefício que ele trará aos alunos ou platéia, no entendimento do assunto e não apenas por ser alta tecnologia. Isso pode até impressionar, mas no final as pessoas ficam com aquela sensação de vazio, sem ter aprendido nada.

Quando a “ficha cair”, os alunos ou platéia perceberem rapidamente que era tudo “pirotecnia”.

Fonte: http://www.colaborativo.org/blog/2007/09/06/informatica-na-educacao-ou-educacao-com-informatica/

Um comentário:

Fabiano de Araujo Pinto disse...

Fala caro Robson,
Tenho lido muito sobre web 2.0 e educação. Estou até fazendo dois cursos atualmente. Gostei da materia que você postou. Professor Fabiano(Buarque de Nazareth) Visite meu blog: matematicatecnologica.blogspot.com

Abração.