27 de jun. de 2008

Ensinar como se aprende com as TICs

Jaciara de Sá Carvalho

Vamos pensar em um professor que nunca usou computadores e Internet em suas aulas... Por onde ele pode começar? Esta foi a pergunta feita pelo EducaRede à Edith Litwin, diretora do mestrado em Tecnologia Educativa da Universidade de Buenos Aires e autora de diversos livros sobre o assunto.

A resposta dela pode parecer óbvia, mas não é nada fácil. Edith propõe começar pela observação dos próprios processos de aprendizagem. Entendendo como aprendeu e o que mudou em sua aprendizagem com a tecnologia, o professor deve conseguir fazer o mesmo com seus alunos. Edith sugere, por exemplo, que ele mostre como pesquisa, valida e utiliza uma informação da Web. Interessante também é mostrar como a aprendizagem é potencializada quando se trabalha em rede e em colaboração.

A partir do reconhecimento destes processos, o professor conseguirá desenvolver estratégias para trabalhar com os alunos. "Se o professor não reconhece quanto vale para ele e quanto permite a ele entender melhor e encontrar novos caminhos de aprendizagem, dificilmente ele poderá ensinar". Assista à entrevista completa:




Edith Litwin concedeu entrevista durante o evento de lançamento do Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação Educativa – Idie. Na ocasião, ela defendeu o uso das TICs de modo a expandir o conhecimento em vez de banalizá-lo. Veja a reportagem e dê a sua opinião no Fórum Internet na Escola.

Publicado em 06/03/2008

Fonte: EducaRede

Nenhum comentário: