22 de jul. de 2008

Wikis no Google Docs?

Na última semana, mostrei como é possível usar a ferramenta de Wikis, disponível no pacote de escritórios do Zoho Office. Pois parece que o Google não quer ficar para trás, está preparando o lançamento de uma ferramenta semelhante para a sua suíte de escritórios online. O ritmo de lançamento do Google parece não acompanhar a concorrência nessa área. Já faz um bom tempo que o pacote de escritórios está disponível, mas mesmo assim ainda não temos uma ferramenta para apresentações e wikis.

Enquanto o Zoho já possui uma infinidade de serviços, até ferramentas para gerenciamento de projetos online. Claro que não se compara a sistemas como o AcitveCollab, mas já imaginaram integrar esse tipo de sistema com serviços como o calendário ou o GMail? Talvez essa fosse a oportunidade para o Google se livrar do Adsense, usando o gerenciamento de projetos online como fonte de renda, assim como faz o BaseCamp.

Deixando um pouco o marasmo do Google de lado, voltemos ao assunto principal do artigo.

A ferramenta da Wikis do Google, não foi desenvolvida internamente. Ela será derivada da compra da Jotspot em outubro passado. Para as pessoas que não conhecem o JotSpot, ele era um servidor de hospedagem para Wikis, com varias opções de edição e criação para as Wikis.

Veja nessa tela, publicada no blogoscoped, que mostra como era o serviço do Jotspot:

JotSpot Google Wiki

Repare que a Wiki pode conter:

  • Web Page: Essa é uma página de texto simples
  • Spreadsheet: Tabela para adicionar dados tabulados na Wiki
  • Calendar: Permite adicionar um calendário para a Wiki
  • File Cabinet: Aqui temos uma lista de arquivos para deixar armazenados na Wiki. Caso não existam arquivos para armazenar, podemos fazer links para arquivos externos
  • Photo Page: Página para exibir múltiplas fotografias

Alguns desses serviços poderiam até se interligar com ferramentas do próprio Google. Por exemplo, na página de fotografias, será que poderemos indicar imagens do Picasa Web? Quem sabe usar informações do calendário do próprio Google? Bem, para saber a resposta teremos que esperar o desenrolar dessa semana para saber.

Algumas pessoas que estão usando o serviço do Google Apps, podem até visualizar o logo da Google Wiki, caso não estejam usando uma imagem personalizada no serviço.

O anuncio oficial do serviço provavelmente acontece essa semana, durante a Office 2.0. Um evento que fala sobre colaboração online e produtividade. O Google é um dos patrocinadores.

Fonte: Blogoscoped

Fonte: http://www.colaborativo.org/blog/2007/09/04/wikis-no-google-docs/

Nenhum comentário: