29 de out. de 2007

O Caldeirão de Idéias agora usa Creative Commons

Olá Amigos

Um dos grandes problemas na internet é saber se a obra pode ser usada ou citada, se o dono libera ou fazer valer o direito autoral de uma imagem, texto, blog, etc...

Mas agora surgiu o Creative Commons que é um novo sistema, construído com a lei atual de direitos autorais, que possibilita a você compartilhar suas criações com outros e utilizar música, filmes, imagens, e textos online que estejam marcados com uma licença Creative Commons.

O Creative Commons disponibiliza licenças que abrangem um espectro de possibilidades entre a proibição total dos usos sobre uma obra - todos os direitos reservados - e o domínio público - nenhum direito reservado. Nossas licenças ajudam você a manter seu direito autoral ao mesmo tempo em que permite certos usos de sua obra - um licenciamento com "alguns direitos reservados".

Resumindo, as obras que participam do projeto Creative Commons podem ser reproduzidas sem fins lucrativos quando respeitada sua autoria. Há quatro tipos de licença, para entender mais clique aqui.


Se você estiver procurando informações mais detalhadas, vá ao site na seção Sobre que lá contém mais sobre a história, conceitos e as pessoas atrás desse projeto. Para ver o Creative Commons em ação, experimente as seções "Procure" e "Publique, ou então veja uma das seções voltadas para Audio, Video, Imagens, Texto, e Educação.

Recomendo a todos os freqüentadores do Caldeirão de Idéias e aos amigos blogueiros uma visita e adesão ao Creative Commons.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: