30 de out. de 2007

Nós estamos vivos e em cena!

Olá Amigos

Uma das coisas que eu descobri e gostei muito foi o RSS. Para quem não conhece, há uma nova tecnologia lançada para internautas, que permite acompanhar e organizar informações de vários sites/blogs ao mesmo tempo, sem precisar ficar abrindo todas as páginas. A tecnologia chama-se "RSS" (Rich Site Summary). Como o nome diz, o RSS cria, a critério do leitor, um sumário das últimas atualizações dos sites (que possuem possibilidade de assinatura) selecionados.

Em síntese, o usuário acessa quantas páginas quiser, visitando apenas uma.

Conheço dois exemplos bem úteis de como utilizar RSS:

1 - pelo bloglines.com: O Bloglines é um portal que dispõe de várias fontes RSS para assinatura, notadamente de grandes jornais. O usuário cria uma conta e acessa uma página própria, em que pode organizar e selecionar todos os sites que deseja. Além das opções já disponíveis, o usuário pode cadastrar novas fontes, e acompanhar toda a informação dividida em pastas e frames. No bloglines eu assinei (para dar um exemplo) ao mesmo tempo vários blogs preferidos como o Letra Viva do Roig, o Blogstórias Essenciais, o Vivência Pedagógica entre outros, e jornais como a Folha de São Paulo, a CNN.com, a Scientific American, e vários outros.

2 - pelo mozila firefox: O Firefox é um navegador muito interessante, com várias opções a mais do que o Internet Explorer. Esse blog, em português, explica várias delas, detalhadamente. Pode-se utilizar o firefox também como um agregador de RSS, e o procedimento é bem fácil.

O Caldeirão utiliza um link que permitem ao usuário assinar as informações daqui via RSS. Basta conferir o menu "ASSINE", na coluna a direita da página. Tanto no bloglines, quanto no Firefox, basta copiar e colar o links desse menu.

A propósito, se você ainda assim não faz idéia do que seja RSS, o Bruno Torres tem o melhor tutorial que encontrei. Se mesmo assim, você ainda não aprender, melhor desistir da internet, você é geneticamente analógico.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: