13 de dez. de 2006

Navegar é preciso, mas com bússola!

Olá OTs e CPs

No mundo moderno, o uso da Internet por crianças e jovens é bem mais do que um modismo ou um prazer. É uma necessidade. Saber percorrer seus caminhos implica em aprendizado, orientação e cuidados.
É uma geração que nasceu com o mouse nas mãos, apropria-se da máquina com uma rapidez enorme! Ensina os pais. Até aqui, tudo bem. Mas, como fazer com que seu filho, desde cedo, tenha bom senso e cautela no uso dessa fonte de informação tão ampla e navegue, ao menos enquanto é pequeno, com alguma segurança?

Equilíbrio e cautela

Equilíbrio parece ser a primeira questão a ser observada e trabalhada junto aos filhos. Se navegar é preciso, viver também o é... Nunca é demais reforçar que a vida real precisa ser estimulada. O mundo em que os filhos estão inseridos é o mundo das luzes artificiais dos shoppings, do videogame, dos namoros virtuais, das salas de bate-papo e dos sites em que a imaginação parece não ter fim. Por isso mesmo, cabe aos pais, desde cedo, impor limites e regras no uso do computador, em relação ao tempo e à forma de utilização.

Independentemente dos cuidados que seu filho deva ter, há providências que você pode tomar em relação ao acesso de crianças à Internet. Os grandes provedores possuem um sistema de segurança que permite que se controle o tempo de uso e o conteúdo visitado, além da possibilidade de bloquear sites eróticos ou determinadas salas de bate-papo. Além disso, existem programas de filtragem do conteúdo de toda a rede, que podem ser atualizados periodicamente. Oferecem um período de avaliação gratuito antes da compra.

Então está tudo sob controle?

Não. Esses são alguns cuidados que podem ser tomados quando o interesse dos pequenos surge. Procurar acompanhar o processo, conversando continuamente com eles, parece ser fundamental para que, após um determinado tempo, possam estar um pouco mais seguros, independentes e os pais, mais tranqüilos.

Mais importante do que ter a certeza da segurança total (que não existe) é saber que os pais procuraram fazer com que houvesse condições básicas para que seus filhos buscassem usar esse canal de comunicação de forma eficiente e saudável.

Limites começam no berço

Desde bem cedo os jovens devem aprender, com você, até onde podem chegar. Não duvide: disciplina gera a estrutura e a segurança que seu filho vai carregar por toda a vida.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: