7 de set. de 2012

Tecnologia deve ser ALIADA e não SOLUÇÃO

Raphaella Marques de Carvalho

Em tempos de mudanças constantes na nossa sociedade, o conhecimento e a informação ultrapassaram as esferas globais para se tornarem altamente digitais. A escola que outrora era a grande fonte do saber, hoje é mais um canal de aprendizado. Nessa perspectiva, a problemática da Educação é compreender e replanejar as suas práticas pedagógicas diante do novo contexto social e digital em que os alunos e todos nós estamos vivendo. Esse novo formato ,segundo Araci Hack Catapan (2003), é um “mundo da comunicação digitalizada que se formaliza com maior agilidade, pois se sustenta na codificação da informação e na comunicação da mensagem por diferentes formas de linguagem.”( http://nourau.uniararas.br/pt_BR/document/?code=200 acessado em 10/01/2012)

A prática pedagógica nem sempre acompanha a velocidade da modernidade, no caso do século XXI, pois ainda temos muitas características do XIX e XX nas nossas salas de aula. Não que sejam obsoletos, porém, não podemos negar as atuais necessidades da sociedade que anseia por mais participação e colaboração, sobretudo, de maneira interativa e altamente digitalizada. Sabemos que o espírito inovador transita em cada geração de alunos e professores, pois o ser humano é criativo e ousado, mesmo com o receoso de alguns diante das novas ações. Para Marshall Berman (1984),

“Ser humano é viver uma vida de paradoxo e contradição. É sentir-se fortalecido pelas imensas organizações burocráticas que detêm o poder de controlar e frequentemente destruir comunidades, valores vidas; e ainda sentir-se compelido a enfrentar essas forças, a lutar para mudar o seu mundo transformando-o em nosso mundo. É ser ao mesmo tempo revolucionário e conservador: aberto a novas possibilidades de experiências e aventuras...” (p.13)

Sendo assim, acredito que os recursos multimídias e digitais podem ser aliados no planejamento escolar se utilizados significativamente para os alunos e sobretudo, desenvolvidos colaborativamente pelos alunos. A formação dos professores é fundamental para confiança no manuseio das ferramentas e adequação dos mesmos na elaboração dos projetos. Atualmente, temos mais variedade e qualidade de plataformas digitais, sites educacionais e ferramentas online. É interessante diversificar os recursos tecnológicos no planejamento das aulas, explorando o máximo dos conteúdos de todas as disciplinas.

Trabalho numa escola do município do Rio de Janeiro e a minha turma do 4ºano do Ensino Fundamental tem um blog (http://estudandoenavegando.blogspot.com.br ), onde publicamos as produções de sala de aula, disponibilizamos os recursos usados nas aulas e sugestões de sites educacionais para estudarem sozinhos. Exploro muitos sites, vídeos, músicas e a plataforma de aulas digitais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a Educopédia (www.educopedia.com.br ).



As atividades expostas no blog Estudando e Navegando são devidamente planejadas, procuro apresentar os trabalhos que estão vinculados aos recursos multimídia e /ou interdisciplinares. Planejar atividades dessa natureza exige mais pesquisas e uma avaliação mais criteriosa dos recursos que serão utilizados, o que no final demanda mais tempo. Atualmente, o computador é um material tão fundamental como um livro para desenvolver um planejamento mais interativo e atrativo para o aluno.

Administrar um blog educacional permite uma motivação por parte dos alunos nas suas produções, contribuiu para a integração e a valorização com a família em outros ambientes e permite um espaço de colaboração entre os docentes. Eles ficam muito contentes quando sabem que estão ganhando mais seguidores no blog e no twitter. A maioria dos alunos não está conectada nas suas casas, mas calculo uns 20%, que já estão no meu facebook e acompanham o blog. Eles estão “curtindo” estudar mais na internet, para eles, eu sou a professora “flex”, tudo que fazemos compartilho rápido!

É gratificante observar que os alunos estão gostando dessa nova relação comigo fora da sala de aula, pois sempre sugiro que eles acessem o blog para estudarem mais através dos sites e plataformas que ficam disponíveis nas postagens. Essa é a outra vantagem do blog, é possibilidade de deixar disponível “full time” todo material desenvolvido na sala de aula. Estamos numa nova caminhada, acredito que o fruto das novas práticas pedagógicas serão percebidas no futuro, mas uma coisa é certa, o mundo digital é mais real que qualquer coisa e precisamos utilizá-lo e reinventá-lo a favor da Educação.

Sobre a autora: Raphaella Marques de Carvalho, Graduada em História (UGF), especialista em História do Brasil(UCAM), Gestão Educacional (UCB), Docência Superior (AVM) e cursando a pós Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), Professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Coordenadora do programa Educopédia da Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais da SME-RJ , Curadora de Conteúdos das redes sociais da Educopédia e Moderadora do blog do programa. Atua na área de Informática Educacional desde 2003, tem experiência como produtora de material digital e projetos pedagógicos vinculados à informática educacional, consultora e oferece treinamentos em escolas particulares do RJ. Professora Blogueira premiada em 3º lugar no Troféu Rioeduca na categoria blog de professora promovido pela SME-RJ em 2011. Twitter: @RaphaellaClio; Facebook: raphaellamarquesdecarvalho ; E-mail: raphaellacarvalho@rioeduca.net ; Site oficial: http://www.raphaellamarques.com/  ; Blog: http://estudandoenavegando.blogspot.com.br

Nenhum comentário: