28 de abr. de 2011

28 de Abril - Dia Nacional da Educação

Olá Amigos

Hoje é o Dia Nacional da Educação e a importância da Educação para o desenvolvimento do país e das pessoas como indivíduos, cidadãos, como seres humanos autônomos que seguem valores e princípios éticos. Educar é possibilitar o desenvolvimento do sujeito e, portanto, do país. Paulo Freire citava que "A educação sozinha não transforma a sociedade,sem ela tão pouco a sociedade muda.".


Valorizar o trabalho dos professores de norte a sul e fundamental para o sucesso da educação, mas também é preciso focar o olhar dos propositores da política para melhora do trabalho dos professores, é necessário que aja uma mudança de política e do papel da educação dentro das escolas.

Esta data poderia representar um marco para a conscientização da importância do papel do educador na formação de uma criança ou de um jovem. Esta conscientização tem que ser de pais, professores, psicólogos, médicos, todos.

E sempre sonhamos que os efeitos sejam mais práticos que apenas a lembrança do dia especial, para isso discutir o conceito de qualidade em Educação e informar a população em geral sobre seus direitos e deveres são ações que devem ser cada vez mais incentivadas nessa data.

Como cita o professor Júlio Furtado, Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Orientação Educacional, graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia e autor de diversos livros e artigos. Atualmente é Reitor da UNIABEU, RJ ele costuma dizer que uma boa iniciativa para comemorar a data seria a criação de um PROCON específico para a Educação, no qual todos pudessem denunciar condições e práticas não condizentes com uma estrutura educacional digna e competente.

Entender que o valor da escola e dos professores para o dia a dia da nação está muito além da simples comemoração de um dia especifico no calendário, ele é construído diariamente por aqueles abnegados, guerreiros e dedicados que em todo o Brasil fazem e constroem a historia da educação brasileira.

"A educação sozinha não transforma a sociedade,sem ela tão pouco a sociedade muda.". Paulo Freire 
O professor Marcos Cordiolli, professor e cineasta, Graduado em História pela UFPR e mestrado em Educação: história e filosofia da educação pela PUC-SP. Professor universitário de graduação, de especialização latu senso e de mestrado, cita que: “A educação brasileira realizou uma conquista importante: universalizou a entrada e a permanência na escola básica. Agora temos uma nova e urgente tarefa: formular novas metodologias para dar conta da diversidade dos estudantes, universalizar a educação básica e ampliar a jornada escolar para o tempo integral. Hoje é uma data de conquistas, mas com disposição para construir o futuro.”

Como "prego de assoalho" de laboratório de informática e cria de NTE as TICs sempre foram o meu horizonte norteador e hoje mais do que nunca vejo na pratica dela um caminho que podemos seguir. O Professor Pedro Demo em seu artigo TICs e EDUCAÇÃO onde ele cita que  "TICs são hoje parte do direito de todos de aprender bem e permanentemente"

Como sempre digo aos meus amigos  "O futuro é clichê. O futuro, a gente faz agora."

Então amados e queridos mestre, professores, pais, alunos, governantes, sociedade e pensadores ...

Mãos a Obra.

Temos muito trabalho pela frente.

Abraços

Robson Freire

Nenhum comentário: