27 de jan. de 2011

Revolução Silenciosa

Olá Amigos

Vivemos num mundo, onde em muitos aspectos e parecido com o mundo em que viveram os nossos pais e avós. Mas muitas invenções feitas nesse século mudaram o modo de relacionar e principalmente ensinar.

Os computadores, a internet e outras tecnologias relacionadas à telecomunicação encontram-se mudando tudo em quase todos os setores da sociedade. É como não podia deixar de ser a escola e em particular a Educação no Rio de Janeiro  está sofrendo com esse avanço tecnológico.

Atualmente estamos assistindo a uma revolução educacional e cultural que se caracteriza pelo amplo uso das tecnologias da informação e comunicação. O conhecimento é um fator importante de produção nessa sociedade. Ainda que não pareça tão evidente para alguns, essas mudanças estão presentes no nosso dia a dia, transformando o mundo em que vivemos todo dia um pouquinho mais.

Para alguns de nós educadores, elas podem não parecer tão importantes ou significativas, mas de alguma forma esse avanço tecnológico está mudando o nosso jeito de aprender e ensinar e com isso profissional de educação deve se especializar sempre. Isto nos convida a mudar o papel de transmissor de conhecimentos para o gestor de aprendizagem. A figura do transmissor de conhecimento e da importância da memorização vai perdendo força.

Estar preparado é sim uma obrigação do professor. Precisamos entender que escola deve ser a responsável pela formação não somente de seus estudantes, mas também de suas famílias, de professores, das pessoas em seu entorno e da comunidade de educação.

Formar para integrar e consolidar diferentes possibilidades de parcerias usando para isso todos os recursos disponíveis.

Criar uma rede de conhecimento que descentralize da escola o saber. Assim, os professores podem aprender com as crianças, as famílias, com os professores, a comunidade, com as famílias e a escola, com a comunidade criando assim uma teia de saberes e conhecimentos.

Abraços

Robson Freire

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Robson,

muito interessante o seu blog. Com certeza as tecnologias pressionam o sistema educacional a criar novos modelos de aprendizagem. Como podemos então nos apropriar das novas tecnologias em benefício da educação? Pensando nesses termos criamos um blog de história. Somos alunas do curso de graduação de história e queríamos incorporar a tecnologia para aproximar o ensino acadêmico ao ensino escolar. Gostaríamos muito que nos visitasse e deixasse a sua impressão.
www.historiandonanet07.wordpress.com
Obrigada,
Ana, Ligia e Paula

Professora Márcia Cristiane disse...

Olá Robson!
Sou Professora e Orientadora Tecnológica no CE Hilton Gama.
Sou visitante assídua de seu blog.
O prêmio é merecido. Que bom saber que existem educadores assim, tão comprometidos com a educação e qualidade de do ensino nas escolas públicas. Parabéns e muito sucesso em sua carreira.
Deixo nosso endereço e gostaria de receber suas críticas e sugestões para melhorar nosso trabalho.
Visite: http://cehgama.blogspot.com
Abraços!