15 de jan. de 2011

Alternativas para o Microsoft Office

Escrito por leandroimail Em 17 - outubro - 2009


A maioria dos usuários de Informática do Brasil conhece o pacote Microsoft Office. Os cursos de informática espalhados pelo país geralmente tem como básico ensinar a usar o SO (Sistema Operacional) Windows e o Pacote Office. Acredito que seja por isso e também pelo pacote ter cada vez mais se aprimorado e se tornado realmente a ferramenta mais completa do mercado para criação e edição de documentos, apresentações, planilhas, etc a líder absoluta e mais conhecida de todas.

Porém existem pacotes oferecidos gratuitamente que são excelentes alternativas e que a população nem sequer sabe que existe. Por isso vamos falar hoje de duas suítes de aplicativos compatíveis com o MS Office, que suprem a maioria das necessidades das pessoas.

OpenOffice (BrOffice)

OpenOffice que na sua distribuição brasileira foi batizada de BrOffice, é uma alternativa robusta e excelente.

O BrOffice é uma ferramenta gratuita, na categoria de Software Livre e com código aberto, isso quer dizer que além de ser gratuito, as pessoas podem ter acesso ao código da programação dos softwares e podem fazer alterações, melhorias, assim o sistema é sempre atualizado pela comunidade de desenvolvedores e entusiastas do software.E é a Sun (uma empresa gigantesca, com anos de experiências em desenvolvimento de Softwares) que atua atualmente como organizadora do projeto OpenOffice.

Sua última versão é totalmente compatível com os documentos do MS Office como .doc, docx, xls, xlsx, ppt, pptx, etc.

Ele é bem simples de usar, lógico que se você está acostumado com o MS Office, principalmente a versão 2007/2010 sentirá um pouco de dificuldade, já que os ícones, nomes, e funções, não estão exatamente nos mesmos lugares, não são os mesmo e nem fazem exatamente a mesmas coisas.Porém se você tiver alguma paciência e persistência, verá que é o BrOffice é um excelente sistema, e que faz praticamente tudo o que você precisa.

Em algumas coisas o BrOffice fica em desvantagem ao MS Office, por exemplo, se você usa planilhas gigantescas, o Excel será muito mais ágil e integro do que o Calc, também o PowerPoint possui muito mais efeitos e estilos do que o Impress. Mesmo assim os dois se saem muito bem.

O BrOffice também não possui programas equivalentes ao Publisher (Portifolios), Groove (Trabalho em Equipe), OneNote (Anotações Dinâmicas), InfoPath (Gerador de Formulários) nem Outlook (Gerenciador de emails) que são disponibilizados a partir da versão 2007 Professional do MS Office. Porém os programas básicos, os que são realmente usados e que as pessoas dominam estes sim, todos tem um programa compatível.

Dica: Se você procura um programa free alternativo ao MS Office Outlook use o Thunderbird. Para conhecer mais acesse http://br.mozdev.org/thunderbird/

O BrOffice também possui algumas vantagens em seus programas em relação ao MS Office. Ele possui o Math e o Draw, exclusivos BrOffice. Outro exemplo de funcionalidade diferencial é que todo documento produzido no BrOffice pode ser salvo com PDF nativamente. O BrOffice também pode ser instalado em diversos sistemas operacionais, como Windows XP/Vista/Seven, Mac OS, Solaris e Linux.

Abaixo uma lista dos programas do pacote BrOffice.

* O Writer é o editor de textos . Equivalente ao Word
* O Calc é o editor de planilhas eletrônicas. Equivalente ao Excel
* O Impress é o editor de apresentações multimídia. Equivalente ao PowerPoint
* O Base é o manipulador bancos de dados sem dificuldades. Equivalente ao Access
* O Draw produz desde simples diagramas até ilustrações com aparência 3D e efeitos especiais. Programa sem equivalente no MS Office.
* O Math é um editor de fórmulas eficiente e fácil de usar. Com ele, você pode criar desde fórmulas simples até as mais complexas equações. Programa sem equivalente no MS Office.

Para baixar e saber mais a respeito do BrOffice acesse: http://br.mozdev.org/thunderbird/

Google Docs

O Google Docs é uma opção bem interessante, com várias aplicações para sua empresa. Isso porque o Google Docs é totalmente on-line. Assim você não precisa instalar nada e ainda pode editar documentos simultaneamente com outras pessoas. Isso proporciona uma fácil interface para o trabalho colaborativo de pessoas distribuídas em locais diferentes pela sua empresa até pelo mundo.

Você cria os documentos no Google Docs e pode deixar armazenado na própria “nuvem”, isso é, você grava os seus arquivos nos servidores da Google, e pode acessar de qualquer computador sem precisar ficar gravando em pendrives, ou sincronizando em vários computadores.

Se você quiser, pode também produzir seus documentos no seu MS Office ou no seu BrOffice e upar no Google Docs, para ter o seu arquivo armazenado on-line, podendo editar e compartilhar a visualização e edição on-line com outras pessoas .

O Google Docs possui um serviço bem interessante, este é o Form, excelente para fazer pesquisa, provas, questionários, e o que sua imaginação conseguir criar com formulários. Você pode enviar esses formulários por email, e a pessoa que recebeu responde no seu próprio email e o Google Docs já tabula os seus resultados. Experimente, é um serviço perfeito para você utilizar na sua empresa, com seus funcionário, clientes, fornecedores, alunos, etc.

Uma das desvantagens é que os arquivos não podem ser muito pesados, e você também não tem tanto espaço assim para armazenamento on-line. Abaixo uma breve descrição dos limites:

* Google Docs: cada documento pode ter um tamanho máximo de 500 K a 2 MB por imagem incorporada.
* Planilhas: cada uma pode ter até 256 colunas, 200.000 células ou 100 páginas – o que ocorrer primeiro. Não há limite de linhas.
* Apresentações: Arquivos nos formatos .ppt e .pps podem ter um tamanho máximo de 10 MB ou 200 slides; arquivos importados da web poderão ter até 2 MB; arquivos enviados por e-mail poderão ter até 500 K.
* PDFs: você pode armazenar até 10 MB por PDF em seu computador e 2 MB na web na sua Lista de documentos, até 100 PDFs.

Outra desvantagem do Google Docs é que ele ainda é em inglês. E é claro, se você não possuir internet não pode utilizá-lo. Você e todas as pessoas que terão acesso aos seus arquivos no Google Docs necessitam possuir uma conta no Google.

O Google Docs também não possui programas equivalentes ao Publisher, Groove (porém os serviços da Google oferecem varias alternativas como o Google Groups), OneNote (o Google possui várias alternativas principalmente no seu serviço IGoogle), Access (o Google possui um banco de dados on-line o Google Fusion Tables) nem Outlook (mas o Gmail é justamente isso, um WebMail)

Abaixo uma pequena lista de Serviços do Google Docs e seus equivalentes no MS Office

* Google Document é o editor de textos . Equivalente ao Word
* Google SpreadSheet é o editor de planilhas eletrônicas. Equivalente ao Excel
* Google Presentation é o editor de apresentações multimídia. Equivalente ao PowerPoint
* Google Form é o gerador de formulários. Equivalente ao InfoPath

Mundo Livre


É claro que a maior vantagem tanto no BrOffice quanto MP Google Docs, é que você não precisa gastar milhares de dólares com licenças em uma suíte de desenvolvimento de documentos.

E cada um dos pacotes apresentados aqui possui sua vantagem, o Google Docs por ser on-line e facilitar o trabalho colaborativo e o BrOffice por ser mais robusto e estar sobre a distribuição com código aberto.

Esperamos que vocês tenham gostado do Post e façam uso, pelo menos como alternativa, desses serviços.

Fonte: http://migre.me/3ACpE

Nenhum comentário: