11 de set. de 2010

O Futuro somos nos

Olá Amigos

Hoje vi um vídeo que adorei: The Android - Johnnie Walker. Assistam comigo:



Demais, não?

O vídeo remete a questionamentos complexos da relação homem X maquina. O quanto queremos robotizar as pessoas? O quanto precisamos humanizar as maquinas? Me lembrei da ilustração que a Elisangela Zampieri ( @Elizampieri ) usou em sua palestra lá no Rio Grande durante o seminário, do Francesco Tonucci, a sua genial "Máquina da escola".



Eu indiquei o vídeo ao querido amigo José Roig ( @zeroig ) do Educa Tube ( e outros muitos blogs maravilhosos ) e ele fez uma postagem muito legal intitulada Inovação: Você é o futuro... falando sobre o vídeo também, que eu #recomendo a leitura e um comentário.

Uma frase que eu gosto muito é do @zeroig que diz que "Modernas devem ser as ideias e suas práticas libertárias e emancipadoras, e não apenas os equipamentos e máquinas controladores de tudo e de todos…"

Muito legal ter em mente que meus alunos são o futuro, basta eles acreditarem. Que apesar de tudo são eles que alcançaram a imortalidade fazendo uma coisa notável: Escrevendo o futuro deles com muita luta e suor.

Uma frase do William Blake (Londres, 28 de novembro de 1757 — Londres, 12 de agosto de 1827) foi um poeta e pintor inglês, que diz exatamente isso : “Nenhum pássaro voa alto demais se voa com as próprias asas.”.

Por isso eu acredito em ser educador, que posso fazer a diferença, que posso inspirar e iluminar, sendo principalmente o farol nesse mar revolto para meus alunos.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

2 comentários:

Elis Zampieri disse...

Oi Robson, como educadores alcançamos a imortalidade. Assim disse Rubem Alves "Ensinar é um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam
a ver o mundo pela magia da nossa palavra.
O professor assim não morre jamais."

Abração, amigo.

José Antonio Klaes Roig disse...

Caro Robson, primeiro, agradeço a indicação desse vídeo que presta a tantas interpretações, depois a alusão ao meu nome e blogs. Legal essa interligação entgre vídeo, meu texto, a imagem que a Elis nos brindou em sua palestra... Educar é propor essa interligação... É diálogo múltiplo. Fico muito feliz em ter colegas e amigos desse quilate que tem contribuído e muito para que eu também amplie os meus horizontes. Um abraço,