16 de jul. de 2010

The Oscar Goes To...


Olá Amigos

Quero mostrar uma coisa a vocês. Vou listar algumas escolas, apenas as de abrangência do DTE, que foram citadas pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, a professora Teresa Porto, em um email de agradecimento direcionado aos professores do Estado do Rio de Janeiro pelos resultados alcançados pelas escolas estaduais no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, o Ideb. São elas:

7. C.E. Luiz Ferraz – Itaperuna
8. I.E. Eber Teixeira de Figueiredo - Bom Jesus do Itabapoana
21. C.E. Francisco Portella – Natividade
27. C.E. Chequer Jorge – Itaperuna
43. C.E. Senador Sá Tinoco – Itaperuna
52. C.E. Buarque de Nazareth – Itaperuna
53. C.E. Romualdo Monteiro de Barros – Itaperuna
64. C.E. Rotary – Itaperuna
75. C.E. Dez de Maio - Itaperuna

Dentre as 100 escolas estaduais com melhor colocação no Ideb, nove são da abrangência do DTE de Itaperuna. Bate um orgulho danado constatar que as escolas que aparecem listadas são as que têm o maior numero de professores capacitados pelo DTE, e que tem projetos inovadores em andamento em conjunto com o DTE. São as escolas que sempre procuram o NTE e PTEs de suas regiões para parcerias.

A dinâmica de capacitação mudou, e com ela veio os resultados, maiores e melhores. A proximidade do multiplicador na escola, dando suporte aos OTs e professores está fazendo toda a diferença. Eles se sentem mais seguros e sabem que podem contar o apoio na hora da dificuldade. Os PTEs estão a todo vapor capacitando e dando suporte aos professores e ots fornecendo material diferenciado para uso do professor em sala de aula.

Temos muito ainda por fazer, muitos mais ainda para colocar em pratica, mas com muito trabalho e uma participação maior de algumas direções de algumas escolas que infelizmente não vêem a importância da tecnologia no dia a dia da escola e não incentivam seus professores a buscar capacitações ou não abre espaço para tal em suas escolas.

O diretor deve ser inovador não só na gestão financeira ou administrativa ele deve inovar na gestão de pessoal e na área pedagógica. Deve-se louvar a iniciativa da direção do C.E. Luiz Ferraz – Itaperuna, onde a minha querida parceira Sônia Marina, que inovou na gestão pedagógica fazendo seus professores a utilizarem o laboratório da escola, fazendo que a cada 4 tempos, 1 fosse no laboratório. E com isso um professor vai ao laboratório no mínimo 3 vezes por semana. Resultado o laboratório abre as 7:00 da manhã e só fecha as 22:00 da noite. Isso com apenas 11 maquinas. E pouco? Muito pouco, mas não impediu que todos utilizassem com inteligência e conseguissem fazer da escola a 7ª escola com melhor nota do ideb entre as escolas estaduais.

Outro exemplo de sucesso é o I.E. Eber Teixeira de Figueiredo - Bom Jesus do Itabapoana, onde a Vânia, a Cidinha e a Marta que são as diretoras e OT e Dinamizadora fazem um trabalho maravilhoso onde há o envolvimento dos alunos, comunidade e principalmente dos professores. É de lá que temos os projetos de WebQuest premiados, um eleição verdadeira, uso constante do laboratório e onde o projeto Intel está fazendo um sucesso danado. Projetos como colocar toda a dependência da escola via plataforma Moodle, Radio Escola e outros projetos maravilhosos saem das cabeças da equipe do DTE e da Direção da escola.

Como diz a professora Teresa Porto com uma "Gestão comprometida, professores motivados, uma estreita relação entre a escola e a comunidade, além do desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas, são alguns ingredientes dessa receita de sucesso."

Sabe qual o segredo disso tudo?

Parceria, o sucesso se deve a parceria, e a participação de uma direção visionaria e que abre a escola e não a fecha para o futuro e muito trabalho de uma equipe que me apóia e faz a diferença. A fantástica equipe do DTE que participa e da vida aquilo que sonhamos juntos.

Aos Diretores das escolas que foram citadas (Sônia Marina de Souza Tinoco,Vânia Neri Cônsule Pereira e Marta Lúcia L Borges de Oliveira, Adriana Maria Luquetti da Silva e a Luciana Coutinho Daniel Vicente, Vania Lucia Pieruccetti de Souza e Fabiana França Ferreira da Silva, Lucia Balbina de Souza Nunes e a Betinha, Ederilton Cassiano Toledo, Lício Boechat Nunes, Marilda Aparecida Lopes Palinos Aleixo, Maria Inês Freire Borges Figueira) o meu muito obrigado por acreditar em nos, no nosso trabalho e que possamos fazer mais, muito mais.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

2 comentários:

Nelza Jaqueline disse...

Robson!!!
Muito legal mesmo a informação que tu trazes. Parabéns pelos resultados satisfatórios no IDEB e que ótimo constatar que essas boas colocações são relacionadas às inovações nas práticas pedagógicas com a utilização das TICs, com o trabalho com projetos, trabalho interdisciplinares, com parcerias entre direção, equipe pedagógica e professores, com aulas significativas para os aprendizes!

Aqui em Porto Alegre ainda estamos distantes disso, por um lado nos cobram um bom resultado no IDEB e por outro nos tiram cada vez mais nossos projetos, condições melhores de trabalho e acham que educação se resume a um professor DENTRO da sala de aula com seus 30 alunos.

Abraços

Unknown disse...

Muito legal o blog, as informações.

Gostaria de saber se vcs pode colaborar em seguir e acompanhar o meu, estou iniciando com o blog, o meu http://kauannasocial.blogspot.com

se poder dar uma olhada agradeço!