15 de abr. de 2010

Escola, educadores, educação e afins...

Por LisaCancio (@misturando)

Gostaria de entender o descaso que alguns jovens tem com relação a escola, educação, educadores e afins... Não que eu goste de acordar cedo todo dia e ir para escola ouvir o professor passar o conteúdo que se no futuro eu precisar usar não vou me lembrar de muita coisa, mas vai ser útil agora, então o mínimo que posso fazer é me esforçar para entendê-lo.

Mas, a princípio, não vou questionar o desinteresse, e sim o desrespeito. O que eu gostaria de entender mesmo é o que se passa na cabeça de alguém que tem a coragem de desrespeitar o professor e ainda culpá-lo por um nota ruim no boletim, cara, não foi o professor que fez a prova, ele só elaborou as questões, quem dá a resposta errada é o aluno, e por que?

Por que o professor resolveu fazer uma prova difícil demais simplesmente porque ele não vai com a sua cara e queria te dar uma nota ruim? O conteúdo da prova sempre é o conteúdo dado em sala de aula, se durante a aula o aluno estava mais preocupado em jogar bola, conversar, tirar um cochilo, ouvir música ou simplesmente atirar bolinhas de papel no cesto de lixo(e depois não catar as que ele errou), porque o culpado pela nota ruim seria o professor?!

Não estou dizendo que não falto aulas, que não converso em sala, e que nunca dormi na aula de matemática, porque algumas aulas tem sim efeito sonífero, mas não gosto de conversar enquanto o professor está explicando, porque sei que ser interrompida é desagradável, e como eu disse anteriormente, se estou na escola o mínimo que posso fazer é me esforçar para realizar as atividades, sabe, eu tenho um pouquinho de noção que o professor passa uma boa parte do fim de semana dele fazendo diário, corrigindo ou elaborando prova e preparando o conteúdo da aula, enquanto eu estou pouco me importando com a tarefa de casa, então o bom senso me faz crer que deixá-lo dar aula sem ser interrompido é a coisa certa a fazer por alguém que sacrificou seu próprio fim de semana para que eu aprendesse alguma coisa.

Outra coisa que acho absurda é o desrespeito que alguns alunos tem com as instalações da escola, outro dia na minha escola, urinaram na lixeira do banheiro masculino, tudo bem que a lixeira fica ao lado do vaso, mas não é possível que alguém seja assim tão ruim de mira. Agora me fala se quem fez isso já urinou no próprio sofá?! É claro que não!

Alunos não entendem que tudo que está na escola é para a utilização deles, é para o bem estar deles, e que atirar uma carteira pela janela é como jogar a própria cama da janela do quarto. Tudo dentro da escola foi pago pelos alunos, seja com a mensalidade ou com dinheiro de impostos, mas acho que ninguém entende isso, os alunos não entendem que no fim das contas quem fica no prejuízo são eles mesmos, toooodo mundo pira quando o PC em casa quebra, mas o que há de errado em detonar o PC da escola?!

Ninguém destrói o encanamento do próprio banheiro, mas nossa, explodir o vaso sanitário da escola é muitooo legal! Querido aluno, quem fica sem lugar para defecar é você, quem fica sem computador na escola é você, e quem vai pagar o concerto, adivinha?! Você.

Eu sei que esse post é dedicado ao desrespeito que alguns jovens tem com a escola e com o próprio futuro, mas não posso culpar apenas o jovens porque há também educadores desinteressados que não respeitam os alunos nem a escola, e isso é muito triste.

Educadores, o nome diz tudo gente, tem a função de educar, de mostrar que valores são importantes para uma boa convivência social e um excelente futuro acadêmico, de inspirar os alunos a se dedicaram aos estudo, em busca de uma boa faculdade, um bom emprego, um futuro tranquilo e estável... se os próprios educadores não mostram interesse nos alunos, não acreditam no futuro deles, não os incentivam, não mostram o quão importante a Física pode ser para o seu futuro, mesmo que a parte teórica não pareça a coisa mais divertida do mundo, de onde os alunos vão tirar motivação para ficarem sentados em uma cadeira de madeira desconfortável para caramba copiando atividades que parecem não ter fim?! Se os professores não acreditam no futuro dos alunos, quem vai fazê-los entender que todo o esforço que ele faz na escola vai valer a pena um dia?!

Tudo que eu posso dizer aos alunos que não valorizam a escola em que estudam, não tem o menor capricho com o seu material didático e nenhum respeito pelo professor é: parece ótimo agora não valorizar nada e passar bem longe dos livros, mas futuramente, você provavelmente vai olhar para trás e dizer: bem que meu professor avisou que aquilo era importante!

Não espere esse dia chegar para se dar conta da importância de uma boa educação, não importa se sua escola não é a melhor do mundo, porque no fim o que conta mesmo é a determinação e a vontade de aprender, e não acredite que por estudar em uma excelente escola seu futuro está garantido, pois a escola não vai fazer faculdade nem trabalhar por você.

Dedique-se, acima de tudo.

E aos professores que não acreditam na capacidade de seus alunos: cara, por que você ainda está lecionando?!

Beijinhos açucarados!

Fonte: http://coisinhasmisturadas.blogspot.com/2010/04/escola-educadores-educacao-e-afins.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá
Adorei esse post.
Só faltou falar também do desrespeito aos colegas que querem escutar o prof. e aprender. Onde fica o direito destes???????
O professor não pode continuar sendo o único responsável pelos problemas que a escola vem enfrentando.
E o sistema que não equipa as escolas, não valoriza o profissional etc.
E alguns pais, que acham que sua tarefa é só enviar o filho para a escola e ela fará todo o resto sozinha????????
Bjs
Beth