25 de jan. de 2010

Remixando a Educação


Olá Amigos

Já algum tempo sem postar material próprio no Caldeirão de Ideias, em virtude dos muitos atributos acumulados por esse editor, resolvi fazer um pequeno apanhado do ano de 20009. Primeiramente o ano foi promissor não somente pelo trabalho que desenvolvemos na coordenação do NTE, mas pela oportunidade de trocar conhecimento e informação com muita gente interessante durante esse ano.

O ano começou com premiação no Campus Party pelo Best Blog Brasil e onde pude trocar informação e participar do maior evento de tecnologia e educação da América Latina. Por conta disso ganhamos uma visibilidade no nosso trabalho que apesar de ser sempre de qualidade, mas o premio trouxe muito reconhecimento para o grupo.

Depois o seminário de educação em Campos foi um marco, pois tive a oportunidade de conversar com o José Carlos Libâneo, Emília Cipriano, Celso Vasconcelos e Pedro Demo que foi para mim a cereja do bolo do seminário.

O cara destruiu geral. Fez uma reflexão tipo "me culpa" entre os professores presentes sobre a nossa inercia profissional e contra um sistema ineficiente, obsoleto e ultrapassado de educação. Ai ele falou uma coisa que martelou a minha cachola o ano todo: REMIX.

Falou de construir e desconstruir, de misturar, juntar, recortar e montar novamente tudo fazendo um grande remix educacional. Foi ai que atentei para a importância do desenvolvimento e do trabalho focado no professor. O professor precisa acordar e se permitir reinventar sem medo. Isso ficou gravado no HD biológico deste editor.

Vem o compromisso com a coordenação e a responsabilidade de fazer algo diferente do padrão que estávamos acostumados. Curso, eventos, os trabalho em equipe, os trabalho de campo, pesquisas, planejamentos e o remix não saia da minha cabeça. Vem o premio Top Blog é vem coroar mais uma vez uma equipe empenhada em fazer e dar o seu melhor. E novamente vem a oportunidade de ouvir pessoas e ser ouvido por outros que valorizam o seu trabalho.

Pude aprender a me reinventar, descobri outros meios de ensinar e aprender apenas remixando o meu conhecimento criando um novo método todo próprio que encantou os alunos e os motivou a buscar algo mais. Foi uma grande alegria, mas isso somente aconteceu porque eu deixei, por que eu rompi com algumas verdades que achava serem importantes.

Ai vem o final de ano correria com os trabalhos da coordenação e a realização do nosso evento de encerramento, formatura dos cursistas e alunos monitores, formados pelo nosso NTE e PTEs que formam o nosso distrito (DTE). Corroamos um ano com uma festa maravilhosa e a palavra remix ainda continuava a me incomodar.

Tirei uns dias de folga, pois professor é gente e precisa descansar sim, e aproveitei para colocar em mente alguns projetos que quero desenvolver com professores queridos e a minha maravilhosa equipe. Dei uma remixada e pelo que esta sendo montado, o ano de 2010 promete.

Estou indo novamente ao Campus Party como convidado do Educa Rede e estarei de olhos, ouvidos e principalmente mente aberta, pois como diz Confucio: Pensar sem aprender é inútil. Aprender sem pensar é perigoso.

Outro premio? Não sei, mas se vier ele será baseado no conceito de qualidade e empenho da nossa equipe tentando remixar a educação com um sonho: Ser apenas nos mesmo, juntos como temos sido esses anos todos, fazendo sempre o nosso melhor todo dia.

Abraços e um maravilhoso 2010 totalmente remixado para todos

Equipe NTE Itaperuna

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelas suas conquistas, amigo! Você vai estar no Campus Party no dia 27? Estarei lá neste dia.

Um grande abraço

Murillo Melo Mourão disse...

Quando se trabalha duro você tem reconhecimento, parabéns!

Unknown disse...

Caro amigo,
Espero que tenha sido fantástico sua participação no Campus Party.
Fica uma pontinha de saudade dos dias maravilhosos que vivemos ano passado.
Parabéns por esse merecido convite, que Deus te abençoe.
Um grande abraço.
Antonio de Carvalho