30 de set. de 2009

Todo professor de informática deve ler


Olá Amigos

Recebi um email do meu amigo o professor Professor Luís Dhein editor do blog Caminhante Aprendente onde ele cita: "Na minha opinião todos os professores que trabalham com tecnologias ou não, deveriam ler esses dois textos do Pedro Demo. São interessantes e nos trazem a tona uma reflexão realmente crítica, lúcida e fundamentada sobre as tecnologias na educação e também sobre o conhecimento na era virtual."

Nada do que foi dito por ele é mentira. Os textos são simplesmente fantásticos e esclarecedores. Há passagens memorais nos textos como "Aprende-se muito mal nas escolas e universidades não é por falta de “teorias”, mas, entre tantos tropeços, por conta do instrucionismo encardido (aula copiada feita para copiar, em especial mirada em apostilas) (Demo, 2008a), despreparo lancinante e desvalorização agressiva dos docentes, ziguezague secular das políticas educacionais, resistências do próprio sistema (Moe & Chubb, 2009), quase exclusividade da “universidade de ensino”, dificuldades notórias de “inclusão digital”, e assim por diante (Demo, 2004b). Estamos avançando nesta área mui lentamente, quase parando, à revelia dos saltos vertiginosos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e mesmo das expectativas do mercado liberal (Demo, 2009). ".

Então faz assim clica nos links abaixo e faça uma leitura criteriosa e depois vem aqui e posta o que você achou.

Texto 1
Conhecimento Rebelde e Enquadrado - Novas epistemologias virtuais à luz da história da Wikipédia - Link: http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/novasepist.html

Texto 2
Educação e Novas Tecnologias - Sonhos e pesadelos - Link: http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/desed.html

Boa leitura e boa reflexão a todos.

Equipe NTE Itaperuna

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente... todo professor devia ler, e pensar bem nas palavras de Pedo Demo,adorei... refletir é preciso! Sempre
Ana Cistina- Bom Jesus

Anônimo disse...

"aluno aprende bem com professor que aprende bem" Adorei esta frase do Pedro Demo, que está no segundo texto.

Como era de se esperar, Demo faz severas críticas ao instrucionismo e a falta de política de valorização dos professores.

Gostei também de seu questionamento ao conceito de desenvolvimento, tão vinculado hoje a educação.

Valeu a indicação.

Um grande abraço,
Prof_Michel