6 de ago. de 2009

Se seu professor falasse assim?

Olá Amigos

O vídeo abaixo é um comercial de uma universidade do EUA, chamada Kaplan University. O discurso do professor no comercial é emblemático, mesmo tirando o fato de que é um comercial e quem tem todo um apelo comercial, o discurso é fantástico.

Ele começa o discurso pedindo desculpas por ele e o sistema ter falhado com os aluno. Veja o vídeo e depois vamos fazer umas considerações.



O comercial é incrível. Mostra como as coisas evoluem e como o homem vai acompanhar esse processo, alguns antes dos outros, pois ficar preso ao passado é inútil pois como diz o professor Pedro Demo na postagem abaixo "A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco. É não faz sentido para não fazer algo como uma forma melhor do que você poderia fazê-lo antes e práticas tradicionais podem ainda funcionar bem, mas quando TICs são utilizadas de forma consciente e eficiente os resultados são comprovadamente melhores. Você nem ninguem não pode parar a evolução.

Para alguns professores só porque uma coisa é rotulada de "progresso" não significa necessariamente que ele fornece uma maneira melhor de fazer uma coisa, apenas uma maneira mais fácil, e penso que pensando assim estamos a ponto de ver uma geração de alunos ser desperdiçada.

Você concorda que devemos adotar novas práticas?
O vídeo deu a vocês alguma coisa para pensar?
Mas o seu problema não é tanto a tecnologia, mas a falta de disciplina que os resultados na sequência das suas vantagens?

Opine e Comente

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

3 comentários:

Jarbas disse...

Já tinha visto. Faz algum tempo. O interessante é que a propaganda usa um tom professoral para passar mensagem de falha do "sistema". Sei que a opção atende a necessidade de apelo dramático de uma obra de TV. Mas, um professor que fala com esse (refiro-me à forma, à impostação, ao senso de drama, à paixão, à capacidade comunicativa, à exposição de conteúdo por quem sabe etc.) merece ser ouvido, com ou sem parafernália tecnológica.

Vi algo assim na época da Constituinte numa exposição magistral de Florestan Fernades. Cabia ouvir com admiração e aprender.

Abraço,

Jarbas

Conceição Rosa disse...

Eu gostaria de ver a exposição do professor Florestan Fernandes. Será que é possível? Está disponível na web?

Nayla disse...

Hoje não podemos mais ficar à margem da evolução tecnológica rápida e dinâmica que nos arrasta. À escola, novos investimentos e implementação de novas mídias e tecnologias de ensino. Aos profissionais, que nela se incluem, novo olhar, novas práticas. Aos alunos, perspectivas de mudanças efetivas, mais sintonizadas com o novo milênio. E que venham novos talentos e criatividade.