3 de ago. de 2009

Realidade Aumentada - O Futuro

Olá Amigos

Segue uma dica muito legal do meu amigo Guel Rezende. A dica dele é sobre a nova geração de interação com elementos gráficos: Realidade Aumentada - RA - que usa a webcam de seu micro para identificar objetos.

Imagine usar a sua própria mão como um "joystick", ou mesmo uma lata de coca-cola bem gelada enquanto interage com jogos de 1ª pessoa? ... Opa! Cerveja gelada como joystick? ... Não saio mais de casa assim...

O nome dessa ferramenta - beta ainda - é Camspace, e pode ser baixada no site oficial - http://www.camspace.com/ - ou em sites de download, tipo Baixaki.

Fácil de instalar e configurar, o programa oferece um vídeo explicativo - em inglês - e reconhece a sua webcam automaticamente.

Procure usar objetos com cores fortes!

Vejam no Youtube uma demonstração com um game de corridas:

http://www.youtube.com/watch?v=5bFrURunuwI

Abaixo, dicas do Baixaki

Durante a instalação

O Windows irá colocar um aviso na tela enquanto você estiver instalando o CamSpace, dizendo que “o Windows não pode verificar o editor deste software de driver”. Não tem problema, basta clicar em “Instalar este software de driver mesmo assim” para que a instalação continue normalmente.

O que preciso para que o CamSpace funcione?

Com certeza você vai precisar primeiramente de uma boa webcam. Pode ser aquela que funciona mais ou menos para o MSN mesmo. Mas tenha em mente que, quanto melhor for a webcam, melhor o funcionamento do programa.

Outra coisa que você vai precisar é de um ou dois objetos com cores bem fortes e que se diferenciem do que tiver em sua volta, para que o programa consiga detectar bem e funcione direito.

Como configurar o CamSpace para cada jogo

Após baixar e instalar o programa, você precisará baixar alguns arquivos que irão configurar o programa para funcionar em relação a determinado jogo. É como se você baixasse o joystick do jogo. Você encontra todos os controladores clicando neste link aqui. Você verá que há uma lista de jogos para baixar o controlador (até agora 24 games diferentes). Basta clicar em Download Now! e mandar abrir o link automaticamente com o CamSpace.

Primeiramente o programa irá perguntar qual câmera você quer usar. Ou seja, é necessário que a sua webcam já esteja instalada e conectada no computador. Agora, o programa irá carregar a configuração do jogo baixado. É provável que apareça a sua imagem na tela.

Prepare o seu objeto colorido, mas deixe-o fora da captura da câmera. Depois, clique no ícone do cadeado para iniciar a detecção. Quando aparecer uma mira na tela, posicione então o seu objeto para que o programa o detecte. Pronto! Agora é só abrir o seu jogo.

Normalmente, após instalar um controlador para qualquer jogo, o CamSpace irá iniciar automaticamente perguntando se você quer utilizá-lo para o game. Aí você deverá repetir o processo de detecção novamente (o de clicar no cadeado).

Baixe jogos feitos especialmente para o CamSpace

O site conta com diversos games feitos para o programa, então é provável que o funcionamento seja melhor ainda. Você encontrará jogos como BreakOut e SaberFight (luta com sabres de luz). Vale a pena conferir. Clique aqui para ver a página dos jogos.

E pessoal o jeito de interagir esta mudando. Imagina isso para o pessoal de Educação Especial.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

3 comentários:

Tati Martins disse...

Oi, Robson!
Também estou encantada com este assunto. Postei sobre isso em junho. Queria ter assistido a uma aula dada no colégio que indico lá no post. Dê uma olhada. Acho que há vídeos bem interessantes também.
O endereço é: http://tatianemomartins.blogspot.com/2009/06/realidade-aumentada-excelente-para-o.html
Um beijinho!

Rosana disse...

Oi, Robson!
Hummm ... interessante seu blog !
Estou passando aqui pela primeira vez, gostei bastante !Sou estudante de Pedagogia/UNEB(7º período) e já adicionei vc aos meus favoritos. Parabéns e um abraço.

MoizaCARTUNS disse...

Loucura esse negocio de realidade aumentada. Vi uma matéria no Fantástico e praticamente nem acreditei!!!

Belo tutorial, cara! Nem sabia que já estavam à venda câmeras para realidade aumentada O.o

Abraços o/