23 de ago. de 2009

Conecte-se Professor


Olá amigos

Como faço quase todos os dias, visito os blogs "in loco" mais queridos e interessantes da blogosfera. Não foi pelo twitter, como tem sido atualmente a maioria das coisas que tenho visto ou recebido na internet ( alias acho que esse é mesmo o grande barato do twitter), mas visitando que me deparei com um texto maravilhoso do meu amigo Sérgio Lima.

O Sérgio Lima, professor blogueiro, antenado, engajado e acima de tudo um cara critico e com um bom senso bem legal escreveu um texto fantástico intitulado Professores Conectados que pode ser lido no blog Aprendendo em Redes de Colaboração na Era da Informação do Conhecimento ou aqui em PDF.

No texto ele cita que existem boas soluções e até grandes trabalhos sendo desenvolvidos mas eles são feitos como a maioria dos projetos: desconectados. Temos uma estrutura fantástica nos Núcleos de Tecnologias Educacionais - NTEs estaduais e municipais espalhados por esse Brasil afora, mas o aproveitamento dessa estrutura e ainda muito baixo, apesar de ter aumentado consideravelmente nesses últimos anos. O ensino EAD é a melhor opção para capacitação dos professores sim.

Estamos em pelo século XXI e temos professores que nem e-mail tem. Sim meus amigos é verdade,tem professor que não usa e-mail e ainda acha que suas aulas são 10. Na minha escola com mais de 350 profissionais de educação, apenas 2 mantem blogs. Ter blog um monte deles tem, mais que atualizam o mesmo regularmente apenas três: eu, Luciene Lopes com o blog Tecnologias na Educação e a professora Beth Vitoria do blog Outra Revista. Lista de discussão, wiki, twitter (então apenas eu @robsongfreire e @llulopes temos) são outras ferramentas também pouco utilizadas.

No texto o professor Sérgio Lima cita: "Professores precisam compreender que vivemos na era da comunicação e da informação, que nenhuma atividade pode prescindir da comunicação, educação é essencialmente uma atividade colaborativa."

Isso sim é uma grande barreira para a maioria dos professores: compartilhar. Dividir conhecimento ou assumir uma posição de que precisamos nos conectar, que precisamos conversar ou interagir, de que precisamos ir além de nossas escrivaninhas, de nossas sala de professores e além de nossas sala de aula e saber que existem outros professores cheios de duvidas, com angustias e com uma sede por soluções imensa.

E como já dizia o Chacrinha "Quem não se comunica, se trumbica!". Por isso precisamos inverter a situação para onde hoje há exceção amanhã seja regra geral. Ter professores como o proprio Sérgio Lima, a Suzana Gutierrez, o José Roig, a Lilian Stalobinas, A Tati Martins, a Jenny Horta, o Frederico, a Vanessa, a Teresinha Motter, O Franz, a Gladys Leal, a Elis Zampieri, o Michel, o Jarbas Novelino e a minha querida Cybele Meyer entre outros anônimos fantásticos é que me faz crer num futuro melhor para a educação.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

7 comentários:

Sérgio Lima disse...

Opa Robson,

No últmo parágrafo faltou acrescentar: Prof. Robson Freire!

PS: Obrigado por espalhar a palavra!

abração

Cybele Meyer disse...

Olá Robson, tudo bem?

Amanhã tem vídeochat às 10h30 sobre “Consumo Consciente” veja detalhes em http://migre.me/5I5N
Está dada a largada para a Blogagem Coletiva.
Vamos fazer com que seja um sucesso!
Conto com você!
abs

Elis Zampieri disse...

Bom dia Robson. Não tenho dúvidas que é nessa imensa rede de colaboração e aprendizagem que nos fortalecemos como profissionais e como pessoas pelos vínculos que formamos.

Grande abraço e sigamos.

Unknown disse...

Oi, Robson!

Eu até há pouco tempo estava entre os professores desconectados!
Aos poucos estou vivendo a experiência da autoria, da colaboração, do diálogo! E deve isso a vocês...
E minhas práticas já têm algum reflexo das minhas andanças pela web.

Trabalho numa escola estadual com mais de 1500 matrículas, há uma professora blogueira (aprendiz!): eu!

São poucos os colegas que passam pelo Ufa! Menos ainda os que fazem algum comentário...

Temos uma boa caminhada!

Abraços!

Unknown disse...

Oi!

Voltei para dizer que vou mostrar esse texto para as meninas do curso normal!
Com a certeza de um bom debate!

Abraços!

JORGE LUIZ MALKOMES MUNIZ disse...

Robson,
Fico angustiado com esse problema. Aqui no Ceará é sério. Sou Professor do Curso de Formação de Professores e luto para que criem e-mails. Mas cultura não se muda rapidamente. Leva tempo!!!

Lu Lopes disse...

Sua sementinha plantada e cuidadosamente cultivada ao longo de meses a fio agora traz frutos tão lindos e saborosos e, principalmente, merecidos!
Lu