24 de abr. de 2009

Junte-se a esta "Gang" (Excelente!!!!)

Postado por Hélio Teixeira em Friday, 24 April 2009

junte-se-a-esta-gang

Quando o assunto é Educação Pública, todos são unânimes (ao menos no discurso) em afirmar: “os investimentos em Educação deve ser uma prioridade de Estado”. Este aliás, parece ser o “mandamento” número UM da cartilha do bom gestor público. Apesar dos discursos politicamente corretos dos nossos gestores, há que se admitir que ainda estamos longe da situação ideal. Como bem disse o gênio Cazuza, ”a tua piscina tá cheia de ratos. Tuas idéias não correspondem aos fatos…”, ou seja, o discurso da imensa maioria desse pessoal, é pura demagogia!!!!

É preciso entender que idéias, por melhores que elas sejam, só transformam uma realidade se forem sustentadas por ações práticas e efetivas. Só o blá, blá, blá… não resolve nada!!!

O fato mais revoltante desta história trágica, é que existe uma infinidade de ótimas experiências espalhadas pelo mundo (Finlândia, Tigres Asiáticos, Suécia, Dinamarca…), que poderiam muito bem (se houvesse de fato vontade de fazê-lo!!!!) servir como inspiração para tirarmos a Educação Pública brasileira do abismo onde ela se encontra.

Semana passada, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou uma pesquisa que desfaz (ao menos em parte) um dos maiores mitos em torno de um problema importantíssimo para a educação brasileira, a evasão escolar entre jovens e adolescentes. Segundo os pesquisadores da FVG, ao contrário do que se imaginava, a principal causa do abandono escolar entre os jovens não é a necessidade de trabalhar (para ajudar no sustento da família) e sim a falta de interesse na escola. Ainda segundo a pesquisa, uma parte considerável dos jovens que abandonam as salas de aula, não consegue perceber como os seus estudos podem melhorar as suas condições de vida e das suas famílias. Para eles estudar, além de trabalhoso e chato, não leva a lugar nenhum, é uma completa perda de tempo.

Ao que parece, este quadro preocupante não é um problema exclusivo do Brasil. Esta semana me deparei com uma campanha muito interessante feita pela Universidade de Johannesburg, na África do Sul, que visa combater justamente esse problema. A universidade sul-africana realizou uma pesquisa entre jovens e adolescentes em idade escolar e, para surpresa geral, chegou às mesmas conclusões do estudo feito pela FGV. Os jovens simplesmente não vêem os estudos como algo importante em suas vidas.

Para tentar fazer “a ficha cair” na cabeça dos jovens daquele país, a Universidade de Johannesburg contratou a Agência HKLM Connect que criou a campanha intitulada “Rethink education. Reinvent yourself” (Repense a educação. Reinvente-se). Além de uma excelente direção de arte, a campanha tem um conceito maravilhoso!!!!

Confiram:

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

Para ampliar, clique na imagem.

FICHA TÉCNICA

Agência: HKLM Connect, Johannesburg, South Africa

Diretor de Criação / Diretor de Arte: Ross Ventress

Redator: Rudolph Van Rensburg

Ilustrador / Fotógrafo: Am I Collective

Data da publicação: Dezembro de 2008

Hélio Teixeira, é publicitário e editor do Blog Chapa Branca. Apaixonado pelo universo da Comunicação Digital e suas ciências. Nas horas vagas, se diverte “trabalhando” como consultor de comunicação e marketing digital. Acredita no poder transformador e mobilizador da boa Comunicação. Um idealista “incurável”!!!. Veja os artigos já publicados por ele.

Fonte: http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=5660

3 comentários:

Sérgio F. Lima disse...

Opa Robson,

tudo bem que o Newton eo Darwin ficaram com pose de boioloas, mas a campnha é legal memso!

abs

pedagogica mente blogando disse...

muito criativo mesmo!é preciso criar alguns recursos diferenciados.abç vera

Anônimo disse...

Robson, você sabe dizer se este "marketing" em prol da educação deu certo por lá? Seria interessante analisar o resultado desta campanha. Um abraço