31 de mar. de 2009

O Nosso 11 de Setembro

Olá amigos

Hoje dia 31 de Março se completa-se os 45 anos do golpe militar de 1964, no qual o Exército depôs o então presidente João Goulart, acusado de tendências comunistas, instalando uma ditadura que perdurou por 21 anos.

Vindo de uma família de esquerda, vi meu avô e meu pai sofrerem todo tipo de perseguição e maus tratos por parte dos braços da ditadura. O golpe para a geração de hoje é apenas um momento ruim da história.

Mas está registrado, sabe-se de todas as barbáries cometidas, mas isso não chega a incomodar a alguns pois isso não passa de um "fato histórico". A não ser quando se narra qualquer uma dessas atrocidades, pois é difícil para eles acreditarem, já que o país hoje vive uma democracia que permite as diferenças e as divergências. Parece que ele tem peso e significado apenas para quem o viveu.

As noites em claro sem noticias, o telefone tocando e minha mãe sendo aterrorizada, as conversas baixinho num canto do quintal, amigos que se afastavam, só da valor a esse "fato histórico" quem o vivem intensamente assim como eu.

Mais uma vítima da Ditadura Militar

Nenhuma forma de censura, tortura ou divergência de opiniões pode levar um ser humano a violar fisicamente, emocionalmente e intelectualmente outro ser humano sobre qualquer alegação por mais grave que seja.

Hoje sou fruto desse período que me recuso a me calar e aceitar de "bico calado" toda forma autoritária de poder. Sempre primei pelo dialogo até a suas ultimas consequências sob qualquer condição, mesmo as mais adversas mas não me furto de "ir a luta" nem mesmo de morrer por ela.
http://aldoadv.files.wordpress.com/2007/02/ditadura-militar.jpg

Sim eu vivi, sofri e cresci no nosso 11 de setembro que durou exatos 21 anos e peço a Deus que em sua maravilhosa sabedoria e misericórdia nunca mais permita que o nosso povo sofra ou viva período semelhante. Cabe a nos educadores ensinar e lembrar aos nossos alunos a importância de saber o valor da democracia e do dialogo.

Para quem estiver interessado recomendo a leitura das postagens de minha amiga Cybele Meyer no Educar Já sobre o tema, que estão fantásticas e são fontes muito ricas de informação sobre o período ou pesquise aqui, aqui ou aqui.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: