18 de fev. de 2009

Da Era da Informação para a Era do Conhecimento...


É óbvio e ululante que vivemos uma época em que a informação é absolutamente abundante... entretanto, com toda esta avalanche de informação temos dificuldade de transformá-la em conhecimento, ou o que é muito pior, banalizar o conhecimento a ponto de todo mundo achar que pode falar/escrever sobre qualquer coisa!

Resposta:

Esta questão provavelmente não é simples e deverá estar na pauta de reflexões de educadores e dos profissionais atentos a sua formação continuada. Eu penso que quanto mais pessoas estiverem filtrando/criticando as informações disponí­veis, mais provável será a qualidade desta informação. E só quando uma pessoa interage com a informação (resolvendo um problema real ou tentando responder uma questão especí­fica) é que pode transformar esta informação em conhecimento.

Portanto, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) são apenas ferramentas que podem catalizar este processo de conversão de informação em conhecimento. Um exemplo de como isto pode ocorrer é o serviço ( que descobri hoje, não sei há quanto tempo existe!) Answers do yahoo (aqui a versão em português)

Basicamente um sistema onde você lança uma pergunta sobre qualquer assunto e aguarda que alguém responda! (Eu sei que listas de discussão, news e fóruns já fazem isto! Mas a indexação das perguntas e das respostas aqui, parecem mais amigáveis!) Ou seja, uma comunidade de aprendizagem de abrangência global!

Uma espécie de wikipédia com mais caracterí­sitcas de Web 2.0. Eu ainda estou explorando, mas não podia deixar de compartilhar esta descoberta com vocês!

Do Dapper Drake ( Sergio Lima)

Fonte: http://sergioflima.pro.br/blogs/index.php/sergio-blog/da_era_da_informacao_para_a_era_do_conhe

Nenhum comentário: