11 de dez. de 2008

Vovó já dizia ...


Olá Amigos

Hoje em dia é muito difícil se manter livres dessas pragas virtuais que assolam o mundo virtual. Acredito que se todos usassem estes programas, e deixasse seus antivírus, windows update, anty-spy... atualizados os problemas sobre spywares, malwares e vírus diminuirá consideravelmente.

Mas uma coisa não está listada na postagem abaixo e que é essencial em qualquer procedimento de segurança: Bom senso na hora do clique. Não conhece quem mandou o email - DELETE, não abra nem execute nenhum arquivo que você não solicitou, pedidos para atualizar cadastro, mensagens tipo o hotmail vai acabar, receita federal, etc - DELETE, não abra nenhum disquete ou pendrive sem passar um antivírus antes.

Quem quiser pode baixar a cartilha Cartilha de Segurança para Internet 3.1 produzida pelo pessoal do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br é só escolher um link abaixo e retirar suas duvidas. Além disso a vídeos bem educacionais sobre segurança na internet que podem ser usados em oficinas e treinamentos. O link para os vídeos é esse http://www.antispam.br/videos/ .

Cartilha de Segurança para Internet

Documento Formato Tamanho Download
Livro da Cartilha PDF 886 KB [download]
Cartilha Completa - Partes I a VIII, Checklist e Glossário ZIP 1.7 MB [download]
Cartilha Completa - Partes I a VIII, Checklist e Glossário TAR 1.7 MB [download]

Pra quem não sabe pode-se esconder vírus em aplicações flash em numa simples e inofensiva apresentação de PowerPoint. Amigos quem não usa Linux, estará sempre em risco, pois então faça como a minha vó já dizia: "cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém."

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

6 comentários:

Marcos disse...

Concordo com o que minha avó já dizia "cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém". Temos que usar o progresso, os programas, mas também temos que nos previnir, pois os problemas chegam, os vírus chegam e temos que saber também trabalhar com eles. Precaução é sempre mais segurança, não devemos nos arriscar. Previna-se.

silvana disse...

Como dizia minha avó "seguro morreu de velho",portanto,devemos estar atentos para as informações que chegam a cada momento,peneirar,e ficar somente com o que queremos,pois é melhor previnir do que remediar.

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Robson. Teu blog tem feito sucesso entre os cursistas aqui de Rio Grande, qundo indco o Caldeirão de Idéias. A maioria já colocou o teu, de Berna e da M arli Fiorentin, como links de blogs educacionais. Um grande abraço, Zé.

Levina disse...

Lidar com a tecnologia informatizada, deve-se saber lidar com os programas diversos defendendo-se de virus que estão soltos pela rede de internet. PREVINI-SE é o melhor.

Ivonete disse...

Nem tudo o que reluz é ouro,diz o ditado,por trás de um lindo email pode estar belo vírus que detone teu computador.Atenção nunca é demais.

Marisete Barbosa Martineli disse...

Segurança nunca é demais! A internet nos ajuda muito mas um simples clique pode nos trazer um grande problema. Devemos ficar atentos...