6 de set. de 2008

Creative Commons ou Copyright?


Olá Amigos

Hoje estamos levantando uma questão no Caldeirão de Idéias, levantada pelo Sílvio Mieli no seu artigo "Os perigos do Google como único filtro da realidade", que ele chama de "síndrome do copiar e colar". Por isso postei aqui no Caldeirão de Idéias duas postagens fantásticas falando sobre o assunto que são o "Copyright: Como Gerir Conteúdos Protegidos Em Redes De Media Social " e o "Creative Commons - O Que São? Este Conjunto De Vídeos Ajuda-o A Descobrir ".

Quem trabalha na ponta da educação utilizando as TICs, sabe bem o que estou falando.Há uma falta de critério geral e uma não preocupação em preservar o direito autoral do que é postado na internet. Para proteger os nossos direitos existem o tradicional Copyright e atual Creative Commons. Mas algumas questões precisam ser respondidas:

Qual o melhor?
Quem protege melhor?
Qual a sua opinião?

Por isso vamos debater o tema e deixe o seu comentário aqui.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Obs.: imagem retirada do endereço http://www.sangrea.net/free-cartoons/law_copyright-v-target.jpg

3 comentários:

Jenny Horta disse...

Essa questão do poderio Google dá muito pano pra manga, mas acho que muito desse incômodo em relação a eles é comum quando uma empresa chega ao tamanho dela... o copiar e colar é como jogar papel no chão: um mal hábito, questão de caráter e educação. Agora, em educação, acredito que ninguém seja dono do próprio saber. Não vejo nenhum problema em publicarem meus trabalhos, desde que citem a autoria, agora, ter seu suado e doloroso trabalho acadêmico "roubado" deve ser muito triste mesmo!! Muito interessante sua explicação sobre o CC, eu mesma fiz um cadastro lá mas não sei direito como utilizá-lo. Vou ler tudinho!
E O FOGÃO GANHOU DE NOVO!!!!

Professora Raquel da Silva disse...

Olha como bibliotecária em uma escola de ensino fundamental minha dúvida é "Como conscientizar os adolescentes que eles devem ler, selecionar e não apenas copiar e colar"? Pergunta difícel né? O google pra eles é tudo... digita o que deseja, copia cola e entrega pra Profª... só de pensar me dá nos nervos!!!!

Professora Raquel da Silva disse...

P.S.: Que tal você "lincar"mal blog no teu blog e eu faço o mesmo pra você?

http://leituraemagia.blogspot.com

Abraços