12 de ago. de 2008

Estratégias para revisar o plano de aula

Hoje marca o início de mais um semestre letivo em várias instituições de ensino, e com essa nova fase aparece sempre a pergunta; o que é necessário mudar nas minhas aulas? Se você é professor, sabe que as aulas por si só tem uma evolução natural, sempre que você planeja uma disciplina, a execução da mesma em sala de aula, e a experiência com os alunos, passa muitas idéias e mostra de maneira clara o que funciona, e o que não funciona. Não se trata de usar os alunos como cobaias, mas sim usar um princípio básico do design instrucional, que é a implantação.

HOSTS PROVIDES THE LESSON PLANS!

Só com uma implantação bem sucedida do conteúdo da aula é possível avaliar o seu resultado. Tudo bem, agora que você já sabe disso, pode começar a revisar, certo? Na verdade não é tão simples assim, antes de começar a trabalhar nas melhorias é preciso identificar os pontos que precisam ser trabalhados novamente.

Como identificar esses pontos?

Se você fez anotações e acompanhou com detalhes a execução do seu plano de aula, fica fácil achar os pontos que demandam revisão:

  • Aulas em que os alunos de maneira geral não assimilaram o assunto
  • Exercícios que tiveram resultados completamente diferentes do esperado
  • Textos para leitura que precisaram de correções em sala de aula, por estarem desatualizados
  • Aulas mensuradas de maneira errada, que ficaram muito curtas ou muito longas
  • Assuntos que estão em maior evidência na mídia
  • Remover referências aos assuntos em evidência na mídia hoje

Sempre que preciso revisar aulas ou apresentações, procuro por esses pontos listados. Assim que um problema é identificado, imediatamente começo a trabalhar nas modificações ou atualizações.

Se você ao mantém anotações sobre as suas aulas, o processo fica um pouco mais complicado, principalmente se no seu caso o número de disciplinas e turmas for muito grande. Fica a sugestão para acompanhamento futuro, faça anotações e observações sobre o desempenho da sua aula ao longo do semestre. O que deu certo? O que não funcionou? No final de todos os semestres, você tem um relatório detalhado do que funciona e não funciona na sua disciplina.

O momento perfeito para começar a fazer isso é hoje, o primeiro dia de aulas do semestre.

Fonte: http://www.colaborativo.org/blog/2008/08/04/estrategias-para-revisar-o-plano-de-aula/

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou participando de um curso de mídias e uma das atividades é visitar blogs, recebi a indicaçao do seu. Achei muito interessnte e vou retornar em outra oportunidade para ver melhor.
grande abraço!!