26 de ago. de 2008

5 6 textos matadores sobre plágio na web!

"Todo ecossistema tem seus parasitas..."
Cory Doctorow

Introdução

Recentemente, reparei que alguns blogues que acompanho resolveram retroceder para licenças de distribuição da Era Industrial (o obsoleto CopyRight)... Absolutamente legítimo, legal e etc...

Em todos eles, parece que a principal motivação para tal opção é ter ferramentas legais para combater o plágio de conteúdos:

"Com o crescente aumento das violações aos direitos autorais e diante do flagrante desrespeito à propriedade intelectual, em 23 de janeiro de 2008 desisti da Creative Commons, deturpada por muitos e explorada com má-fé por outros tantos."
(Tirado do Dia de Folga sem pedido expresso à autora, por julgar que isto faz parte do "fair use")

Isto me motivou a compilar 5 textos, que li na blogosfera brasileira, que tratam do plágio e/ou de licenciamento de conteúdo na Era da Informação ou correlatos.

O motivo primeiro é reuní-los para consulta e uso próprio (uso legal!). Um segundo motivo, e mais importante, é resgatar parte do debate sobre o tema já ocorrido na nossa blogosfera brasileira!

E não, eles não estão em nenhuma ordem de importância!

Os 5 6 textos

  • 1 - Plágio - O Mestre Idelber Avelar apresenta sua visão sobre o plágio na internet e aponta o caminho da sensatez no trato do mesmo.

    Destaque para as ricas conversações que ocorrem nos comentários! Se você está com pouco tempo, esse texto é fundamental.

  • 2 - Desvendando o Internauta padrão 2 - o plagiador - Este é o segundo texto de uma série que descreve detalhadamente alguns tipos de internautas...

    Além de descrever magnificamente o plagiador, o André Marmota faz algumas ponderações (igualmente sensatas) sobre o tratamento e atenção que devemos dar ao fenômeno. Leitura recomendatíssima.

  • 3 - Ascenção do Creative Commons - Neste texto o autor, Julio Press, discute como grandes empresas da internet (que movem milhões de dólares por ano), como Yahoo e Google, têm apoiado licenças menos restritivas que o copyright e porque isto contribui para um desenvolviemnto mais intenso nos tempos atuais. Leitura também super-recomendada.
  • 4 - A questão do Plágio na WEB - Neste texto, o Fugita discute o que o irrita no Plágio e por que ele prefiriu manter seu (ótimo) conteúdo distribuído sob Creative Commons.
  • 5 - Creative Commons ou Copyright - Neste texto, que encerra esta pequena lista, eu pondero o que realmente está em jogo na escolha de uma destas duas licenças. Pondero sobre a adequação da Creative Commons ao ordenamento jurídico brasileiro.

    Argumento porque ambas são equivalentes quando a opção pelo combate ao plágio for feita preferencialmente por medidas legais. Como nos textos anteriores, as conversações ocorridas nos comentários, qualificaram muito este texto. Sem falsa modéstia, recomendo!

  • [Atualização]
    6 - O Jonny, fez um texto muito legal sobre como um copiador de textos alheios deveria proceder para evitar o "piti" do autor do texto. Leitura recomendadíssima!
    [/atualização]

Se você conhece outros textos matadores sobre o plágio, ou que, argumentam em favor do uso do Copyright como a grande saída para cambatê-lo, sinta-se a vontade para me avisar via comentários, tracckback ou sinal de fumaça!

Mais informações sobre a Creative Commons, siga este apontador!

Do Gutsy Gibbon

Fonte: http://sergioflima.pro.br/blogs/index.php/sergio-blog/5-textos-matadores-sobre-plagio-na-web

Obs.:O texto foi indicação da minha amiga virtual a Profe Elis que alias mantem dois blogs fantásticos, o Conexão Especial e o Sobre Educação. Recomendo a visita.

Nenhum comentário: