4 de jul. de 2008

Que ninguém durma sem saber se está ou é alguém...

Olá Amigos

Estávamos eu a Sibele e a Zezé nossas colegas Dinamizadora e Multiplicadora do PTE de Varre Sai e do NTE Itaperuna, conversando sobre as dificuldades de se motivar os professores a usarem as TICs.

Falávamos como eles estavam desmotivados, com medo, presos a "segurança" e "satisfeitos" com a vidinha deles, e discutíamos estrategias para incentiva-los. Mas ai eu estava vendo os blogs dos amigos e encontrei essa coisa maravilhosa no Letra Viva do Roig.


Primeira apresentação do cantor de ópera Paul Potts no programa Britain’s Got Talent, que ele acabou vencendo.

A postagem "O ser e o estar: nada é o que primeiro aparenta..." e o vídeo são simplesmente demais.

O José Roig como tenho dito tem o dom de fazer as palavras saltarem. Ele cita na postagem "Somos ou estamos professores? Somos ou estamos pais? Somos ou estamos alunos? Somos ou estamos cantores? Ser ou estar, eis a questão!" e a citação final em que ele fala "Que ninguém durma sem saber se está ou é alguém..." é maravilhosa que eu tomei a liberdade e usei como título dessa postagem.

Agora reparem no vídeo, reparem como os jurados olham para o "vendedor de celular" que estava ali para cantar opera.

Que prepotência dele cantar opera!!!

Mas que de repente o palco se ilumina com o poder da voz dele e a todos emociona. Apesar de todos os julgamentos pré concebidos sobre ele: feio, gordo, com os dentes desalinhados, desarrumado e fora de moda, mas ele a todos surpreende com seu talento.

O que aprendi é que apesar de estar na vanguarda das tecnologias, saber dominar as mais modernas praticas pedagógicas, posso me surpreender e aprender sempre mais um pouco.

No nosso curso temos falado muito sobre como se reinventar, mas primeiro devemos saber quem somos e o que queremos. Pois estar professor e não ser professor só vocês vão poder saber e dizer.

Meu conselho para você é que apesar de todas as probabilidades contra você que é "velho e ultrapassado", abra "sua boca" e surpreenda o mundo com o seu talento.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Obs.: Vejam e revejam o vídeo quantas vezes puderem e a musica é a inesquecível Nessun Dorma de Giacomo Puccini ,que escreveu operas fantásticas como Tosca, La Bohème, Madame Butterfly e a inacabada Turandot de onde saiu essa ária, que Luciano Pavarotti eternizou.

Um comentário:

José Antonio Klaes Roig disse...

Caro Robson, realmente aquele vídeo me emociona toda vez que o assisto. E que bom que vc gostou e o indicou. Hj em dia o poder da motivação só é possível com a automotivação. O professor se acha muito o vendedor de celular, em relação às TICs, mas qdo se deixa levar pela vontade de qualificar sua prática, ninguém dorme e acorda do mesmo jeito. Qdo assisti pela 1ª vez o vídeo, indicado pela minha colega aqui do NTE, a Janaina, pensei tratar-se dessas aborrecidas "pegadinhas", em função do olhar estrábico e o jeito comum, aliado a voz que era parecidíssima com a de Pavarotti. Achei q era dublagem com um final ridículo. Como fui tb preconceituoso. Hj, continuo a me emocionar qdo reproduzo pra os cursistas e digo que acreditar nos sonhos, aliado ao talento, faz o aparentemente impossível tornar-se realidade. Muito obrigado pela referência a mim e meu blog. Um grande abraço. Zé.