14 de jul. de 2008

Nos já fazemos assim

Olá amigos

Esse texto da minha amiga de lista a Cybele Meyer é tudo de bom. No texto ela cita que "A capacitação para o uso destes recursos deve colocar o professor na condição de aluno que está ali para aprender a conhecer, a utilizar e a construir sua autonomia quanto a disponibilizar as TICs como mais um recurso no processo ensino/aprendizagem."

Nos alunos do curso de Educação Digital já vimos esse filme por aqui, não? O que tenho dito e repetido a vocês e que sem a mudança na pratica pedagógica de vocês o uso das TICs não será eficiente. O texto cita que "Ao se sentir aluno e desfrutar de uma aprendizagem interativa, o professor percebe que com esta didática ele teve oportunidade de aprendizado e que lhe abriu um novo horizonte, acabando por mudar a sua maneira de atuar em sala de aula, incentivando o aluno a experimentar e a produzir" e assim como eu tenho colocado vocês na posição do aluno para que vocês tenham uma idéia do que é produzir e interagir na construção do conteúdo pode fazer por vocês no curso imagine no dia a dia de seu aluno.

O texto ela finaliza com a escola que sonhamos e desejamos: "O ideal será quando a escola permitir que se leve para a sala de aula o comportamento que se adota na Web, permitindo que os alunos possam ser criativos, responsáveis, autônomos, interativos e produtivos, respaldados no desenvolvimento das quatro competências básicas descritas por Jacques Delors: pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas, promovendo o desenvolvimento das inteligências múltiplas favorecendo, assim, a formação de indivíduos capacitados."

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: