13 de mai. de 2008

Geração Net a caminho do Poder

Nasceram entre 1977 e 1996 e os modernos economistas encaixam-nos na Geração Net (termo criado por Don Tapscott e tornado público em 1997 no livro Growing Up Digital).Trata-se da primeira geração de humanos a crescer na era digital.

Estima-se que atualmente sejam já 2 mil milhões de indivíduos (entre crianças e jovens adultos) mas está a expandir-se a um ritmo alucinante. Por exemplo, já existem mais jovens naquela faixa etária que usam a internet na China do que nos Estados Unidos onde 90% dos adolescentes se servem regularmente da internet.

Ao contrário dos pais que passavam (passam) 24 horas por semana a ver TV, os jovens da Geração Net crescem a interagir uns com os outros através da Net e dos celulares.

Geralmente, estes jovens não conseguem imaginar uma vida em que as pessoas não tinham estas tecnologias para se comunicarem, trocarem opiniões e ideias, jogarem, interagirem intensamente.Por exemplo, enquanto os pais eram (são) consumidores passivos da comunicação social, os jovens atuais são criadores ativos de conteúdos.

É a primeira vez na história da humanidade em que os filhos são as autoridades numa matéria realmente importante. A forma de atuar da Geração Net é a ligação em rede. Os seus "membros" dominam muitas das enormes comunidades on-line, do Orkut, Facebook ao MySpace onde milhões de jovens se socializam e colaboram para fazerem tudo e mais alguma coisa.

Danah Boyd, uma socióloga da Universidade de Berkeley que tem estudado a Geração Net, tem vindo a alertar para algo que nem todos os pais se aperceberam de forma clara: "Não tendo controlo em casa, muitos adolescentes não a encaram como o seu espaço privado". Os seus espaços privados encontram-se agora e cada vez mais on-line, onde os jovens se reunem em massa, se ligam em rede com os pares e criam espaços partilhados próprios.

Através do site MySpace podem convidar, por exemplo, mil amigos para entrar no seu espaço privado virtual! Os locais de encontro dos jovens é pois, cada vez mais, a internet à medida que os espaços exteriores são menos atraentes e onde os adultos controlam tudo (da casa à escola e à maior parte dos espaços de atividades).

Entretanto, a segunda Geração Net (crianças nascidas a partir de 1997, ver foto) está, entretanto, a dar os seus primeiros passos. Elas nasceram num mundo já totalmente familiarizado com as novas tecnologias de informação.

Comunicam-se intensamente através de celulares, aprendem rapidamente a dominar os novos aparelhos, o computador é-lhes acessível e a internet começa a fazer parte do seu dia-a-dia.

Fonte: http://www.wikinomia.biz/2007/11/gerao-net-caminho-do-poder.html

Nenhum comentário: