30 de mar. de 2008

Se não pode com o inimigo, una-se a ele

Olá Amigos

Agora que quase todos professores Docentes I da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro tem notebooks, muitos se perguntam como usa-los?

Muitos colegas me perguntaram como usar ou como tornar as suas aulas mais legais e interessantes agora que eles tem notebooks. Depois de muito pensar e argumentar com eles que apenas ter computador não faz com que suas aulas sejam "legais", é preciso primeiro dominar o conteúdo, tentar levar esse conteúdo que outras formas aos alunos, usando todo tipo de mídia disponível como tv, jornal e internet.

Mas orkut pode?

Pode, é deve usar. Assim como todos os meios disponíveis na internet. Seu problema é copiar e colar? Então peça para montar um site ou blog em vez de trabalho impresso, com o que ele aprendeu/estudou e diga a eles que outros estudantes poderão consultá-lo.

Mas o principal de isso tudo não é apenas usar, mas sim criar, descobrir ou inventar o seu próprio jeito, pois não existe uma formula pronta. Pois cada turma reage de uma maneira e cada aluno responde um jeito.

Por isso tente, use e abuse, mas acima de tudo não tenha medo de pedir ajuda. São inúmeras as possibilidade que se pode realizar com a internet, mas é impossível listar tudo o que se pode fazer de um modo geral.

Para fazer um bom trabalho, é fundamental conhecer seus prós e contras e dominá-la, para depois inovar, inventar, criar atividades e interligar as ferramentas com o conteúdo da maneira correta.

Esse é o primeiro passo para conseguir incorporar a internet em suas aulas.

Rejeitar as novas tendências tecnológicas é ficar para trás, defasado, atrasado e, por esse motivo, o professor deve se conectar a essa realidade, que já faz parte da rotina dos alunos.

Então como diz o ditado "Se não pode com o inimigo, una-se a ele".

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi!!!!
Não sou nomeada ou indicada para atuar no Laboratório de Informática, mas com certeza não o deixo fechado e muito menos sem atividades para os alunos. Estamos criando Blogs para as turmas de sexto e nono ano.Estamos caminhando na certeza de chegar. Bjsss
Tataia!!!!
Parabéns pela reportagens!!!!!