27 de nov. de 2007

Softwares LIVRES - Escolha e Divirta-se

Olá amigos

Quase todo mundo reclama que o Linux tem opção de softwares para usar e por isso reluta em usá-lo. Por isso organizei ( levei 4 dias organizando) essa lista com algumas opções bem úteis.


SourceForge.net

Está precisando de um programa, mas não quer pagar caro?!? Procure um similar na maior base de software livre da internet.


Mozilla Corporation - Firefox web browser and Thunderbird email client

Firefox é um navegador de internet muuuito melhor que o explorer, safari, netscape e afins… Vale a pena testar e comparar! Thunderbird é um programa de email como o Outlook, mas nunca usei-o.


fileXoom - Free File Hosting - 2GB Storage - Unlimited Bandwidth!

Bandwidth: Unmetered
Max file size: 100 MB
Space: 2 GB (2000+ MB)
All file types allowed now - including .mp3!
Já disse tudo, né?


Estúdio Livre

Estúdio Livre é um ambiente colaborativo focado na produção e distribuição de material produzido por softwares livres e de maneira independente. Lá além de artistas você encontra referências e resenhas de softwares de produção de audio/video/gráfico.


Stellarium

Stellarium é um software que mostra o céu de modo bastante realistico e você pode ainda usar o zoom e outras funções divertidas.


Ferramentas Gráficas

OpenOffice.org

Este conjunto de programas similares aos famigerados word, excel, powerpoint, etc… apresentam as mesmas funcionalidades do Office da Microsoft. Além disso lêem e exportam arquivos.doc, xls, ppt, etc…


Nvu - The Complete Web Authoring System

Para criar páginas na internet. Similar ao FrontPage e Dreamweaver. Nvu stands for "new view". É bem fácil mexer e criar páginas, mas não sei se é melhor ou pior que os outro programas pagos.


Scribus :: Open Source Desktop Publishing

Esse é para quem acha um saco editar textos, RNAm, entre outras coisas no word ou powerpoint…


De Um Trato Nas Suas Imagens

GIMP - The GNU Image Manipulation Program

GIMP é o photoshop livre. Ele tem um visual bem diferente e isso pode dificultar quem está acostumado com o photoshop. Além disso, talvez ele não tenha o refinamento de detalhes e possibilidades de tratar uma imagem. No entanto, após se acostumar com suas funções e outras ferramentas talvez seja difícil usar o photoshop de novo! E para quem usa o photoshop só para funções básicas, o GIMP é muito mais recomendado (é menor e é grátis!)


Inkscape

Inkscape é um editor para a criação de gráficos vetoriais, tem capacidades similares ao Illustrator, Freehand, CorelDraw, ou Xara X.


Context Free Art

Este é um programinha que usa gramática com regras não-determinísticas para criar imagens. As imagens são bem bonitas e loucas, pena que eu não consegui criar nenhuma ainda…



blender3d.org

Blender é um software livre para modelagem em 3D, animação, renderização, pós-produção, de modo interativo.



Ferramentas Úteis

PrimoPDF

Esta ferramenta é muito útil para criar arquivos PDF. Com o programa instalado, para criar seu pdf é só mandar imprimir o seu documento (qualquer coisa, word, excel, photoshop), e antes de confirmar sua impressão, ao invés de selecionar sua impressora escolha o PrimoPDF. Confirme e uma janela onde você pode escolher a qualidade, autor do documento, entre outras informações que serão anexadas no seu arquivo.pdf.


7Zip

É um compressor de arquivo que pode importar/exportar os mais diferentes tipos de compressão.


CCleaner - Crap Cleaner

CCleaner é uma ferramenta de otimização do seu sistema. Ele remove arquivos não usados, do registro e histórico da internet permitindo que o Windows rode muito mais rápido. Ele é realmente muito útil e é bem interessante descobri que você tem cerca de 2gb que você pode simplesmente deletar…! Já usei várias vezes e nunca tive problemas. Além disso, é possivel criar um backup dos seus registros antes de apagá-los.


Relacionados a Pesquisa

ImageJ

Software para análise de imagens. Tem funcões básicas para tratar imagens, como no photoshop, mas se destaca pelo seus plugins que podem contar células, tirar diversos tipos de medida, fazer uma projecao 3D de uma imagem (2D), criar montagens instantaneamente para seu trabalho, tem ainda uma série de plugins para trabalhar com imagens de microscopia confocal. Ele tem a vantagem de exportar para praticamente qualquer tipo de arquivo de imagem, incluindo .mov (quicktime) que possibilita criar animações rapidamente e .avi.


Octave

Um MatLab livre! É tudo que posso dizer…!



JabRef reference manager

JabRef vai organizer suas referências como o Reference Manager. Ele ainda cria tudo num formato universal e pode exportar para outros formatos diversos. É muito bom e seria muito melhor se tivesse a função de auto-fill.


The R Project for Statistical Computing

R é um software livre para tratamento estatístico e construção de gráficos. Para ser bem poderoso e sem limites, já que toda a formato dos gráficos é programável. Necessita aprender a linguagem R.


Welcome to Bioconductor — bioconductor.org

Bioconductor é um software livre para a análise e compreensão de dados genéticos.



Mesquite

Mesquite é um software para biologia evolutiva que ajuda biólogos a analisar dados comparativos de organismos. Funciona com vários módulos separados para análise filogenetica, genética de populaces e análises multivariadas. Veja os módulos disponíveis no site!


Mirek's Cellebration - 1-D and 2-D Cellular Automata

Autômato celular. Muito divertido, experimente se você nunca brincou com um.



Áudio

Audacity: Editor de áudio gratuito

Audacity é um software livre para graver e editar arquivos sonoros. Tem diversos plugins para processor o som como efeitos e equalizadores.


Buzzmachines.com

Crie suas próprias músicas com sintetizadores e uma infinidade de ferramentas e combinações disponíveis!


FreeRIP

FreeRIP pode copiar um cd de audio para o seu computador em arquivos .wav, .mp3 ou .ogg, além disso também funciona como conversor de arquivos de áudio, podendo transformar WMA, MP3, Ogg Vorbis, Wav files para Ogg Vorbis, MP3 or Wav.



FLAC - Free Lossless Audio Codec

Esse codec de audio permite comprimir arquivos de audio (.wav) sem perder qualidade. É muito bom para quem sente a perda de qualidade ao ouvir um arquivo mp3… Além de que é livre! E você pode ainda gravar num cd de audio e tocar no seu carro, com muita qualidade! O único porém é que os arquivos não são tão pequenos quanto os .mp3.


Ogg-Vorbis

Este codec de áudio também preza pela qualidade Sonora, mas tem um poder de compressão maior! É muito recomendado!

Xiph.org

The Xiph.Org é a organização que cuida dos codecs acima entre outras coisas, vale a pena conferir o site.


MediaCoder - The universal audio/video transcoder

MediaCoder é um transformador universal para codecs de audio e video. Suporta muitos formatos!!!


Players

wxMusik

wxMusik é um tocador que suporta vários formatos de audio, além de streaming para icecast e shoutcast.


Coolplayer.Sourceforge.net

Tocador simples de audio.




VideoLAN

VideoLAN é uma plataforma para tocar video com um multimedia player, VLC.


Zinf

É um tocador de audio simples que suporta MP3, Ogg/Vorbis, WAV and Audio CD playback, SHOUTcast/Icecast HTTP streaming, RTP streaming, a powerful music browser e temas.


MP3 Player Applet - WinAmp clone

MP3 and Ogg Vorbis Player Applet desenvolvido em Java™.



Música

SomaFM: Listener-Supported, Commercial-Free Internet Radio

Rádio livre com underground electronica, ambient groove, downtempo, lounge and space music. Muito boa!


Pandora

Criada pelos idealizadores do Music Genome Project, esta “radio” toca músicas parecidas ou no mesmo estilo do artista que você quiser. Você pode ainda colocar o nome de uma música e outras músicas com o mesmo estilo tocarão. Precisa de um ZIP code dos EUA para criar uma
conta. É bem interessante para conhecer músicas novas!


Webjay - Playlist Community

Comunidade onde você encontra uma grande variedade de playlist para tocar no seu tocador de audio!!! Você pode criar sua playlist e disponibilizá-la também.

Instant Messengers

Mercury

dMSN Faz tudo que o MSN faz só que é feito em linguagem Java.



Gaim

Pode acessar diversas contas de mensageiros instantaneous simultaneamente. Peca no estilo.


Alvaro's Messenger

aMSN clone do MSN com código aberto.


Jabber: Open Instant Messaging and a Whole Lot More, Powered by XMPP

Um novo jeito de trocar mensagens instantâneas, mais seguro, livre e sem propagandas. É a tecnologia usada pelo GTalk e gmail chat do google.


Psi - Jabber Client

Psi usa a tecnologia Jabber para trocar mensagens. É bastante leve e pode importar suporta usar msn, icq, yahoo, etc… simultaneamente. É bem rápido e bastante configurável. Só não tem uma skin bonitinha e é um pouco difícil trocar arquivos com pessoas usando msn.

Divirtam-se!

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pela dica!!!!
Bjss
Tataia

Anônimo disse...

Parabéns pelas postagens.

http://www.rafaelnink.com/blog