7 de nov. de 2007

Ilhas de Conhecimento

Olá amigos

Como tenho dito a todos, desde 2005 o MEC propôs que se trocassem o sistema de filas dentro das salas de aula pelo de ilhas de conhecimento. O sistema de ilhas de conhecimento é o de se juntar de 4 a 5 carteiras e se montar uma ilha onde aqueles alunos estudariam juntos efetivamente trabalhariam os conceitos e conteúdos juntos, realizando trabalhos, atividades e trocando conhecimento para a formação de um conhecimento coletivo e individual de longa duração.


Como cita o psiquiatra Augusto Cury " o enfileiramento dos alunos um atrás do outro nas salas de aulas é lesivo, produz distrações e obstrui a inteligência. O enfileiramento dos alunos destrói a espontaneidade e a segurança para expor as idéias, gera conflito caracterizado por medo e inibição. O enfileiramento " fomenta a inércia intelectual."

Por isso vamos cobrar de nossos diretores, coordenadores e de quem mais se fizer preciso para que essa mudança, que não custa nada, apenas uma mudança de postura do profissional de educação que ira trabalhar nesse novo conceito.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Obs.: As melhores notas no SAEB sairam de escolas que usam o sistema de ilhas de conhecimento.

Nenhum comentário: