18 de set. de 2007

A Educação que Desejamos: Novos Desafios e como Chegar Lá


"A escola é pouco atraente". Com base nessa afirmação, José Manuel Moran traça um paralelo entre a educação que temos e a que desejamos para nossos alunos, mostrando as tendências para um novo modelo de ensino.
A obra analisa principalmente as mudanças que as tecnologias trazem para a educação presencial e a distância, em todos os níveis de ensino, sem esquecer o papel que professores e gestores terão que desempenhar nessa revolução.
As redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização dos estudos, em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais.
Assim, a organização escolar precisa ser reinventada para que todos aprendam de modo mais humano, afetivo e ético, integrando os aspectos individual e social, os diversos ritmos, métodos e tecnologias, para ajudarmos a formar cidadãos plenos em todas as dimensões.
Com essa sujestão de livro estamos tentando levar para vocês, algum tipo de material para ser usado como fonte de apoio e pesquisa.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Um comentário:

José Antonio Klaes Roig disse...

Caro Robson e demais colegas de NTE. Fiquei muito contente com teu contato. Pois é, o visual do Letra Viva foi conseguido, graças a participação e ajuda de outros e outras colegas de NTEs, a maioria no RS, que vão me dando dicas e ajuda em como diversificá-lo na apar~çencia. O Banner mesmo, a colega berna Motter, de Caxias do Sul, fez pra mim. Trabalho a 3 anos no NTE Rio Grande igual período do mesmo.Além de curso de capacotação de profs. temos projeto de informática com a educação especial, e usamos o Hagaquê. Aproveito pra tirar dúvida contigo. Conseguimos salvar HQs dos alunos, mas não abri-las depois. Resolvemos produzir desenho em preto e branco e impirimir, pra os alunos pintarem demais. Sabes o q poderia estar acontecendo? Grato pela ajuda e comentário no meu blog. Um abração e mantenhamos contato. Zé Roig