10 de set. de 2007

11 / 9 - Seis Anos Depois

Olá Amigos

Nesta data os Estados Unidos relembram nesta terça-feira o sexto aniversário dos ataques do 11 de Setembro com eventos, para lembrar o quanto pode chegar a intolerância e o radicalismo religioso.

Em Nova York, onde cerca de 2.700 pessoas morreram quando dois aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, os bombeiros lerão os nomes dos falecidos durante uma cerimônia solene a ser realizada na terça-feira.

Neste que se transformou em um rito anual, a leitura dos nomes dos falecidos será interrompida com quatro pausas de silêncio, que marcarão o momento exato em que os aviões atingiram as torres e quando os prédios desabaram.

Os sinos das igrejas tocarão às 08h46 (10h46 de Brasília) para marcar o momento exato no que o primeiro avião, o vôo 11 da American Airlines, se chocou contra a Torre Norte.

Depois disso, familiares das vítimas poderão descer por uma longa rampa no lugar onde se localizava o World Trade Center para depositar flores e orar.

Em Shanksville, Pensilvânia, onde caiu o avião do vôo 93 da United Airlines seqüestrado por terroristas, também serão prestadas homenagens aos 40 passageiros e tripulantes mortos.

Em Washington, onde 184 pessoas morreram quando o vôo 77 da American Airlines se chocou contra o Pentágono, o Departamento de Defesa está organizando una "Caminhada pela liberdade" para o domingo em homenagem aos mortos .

Mais de 4.100 soldados americanos já morreram no Iraque e no Afeganistão desde que Bush declarou a "guerra contra o terror".

O descontentamento popular com relação ao governo Bush se dá principalmente pelo fato de o presidente ter mentido sobre o Iraque e pelo questionamento sobre se realmente os Estados Unidos são mais seguros agora do que há seis anos - quando o procurado líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, lançou os ataques.

Bin Laden continua livre e acredita-se que está escondido na região montanhosa localizada na zona fronteiriça entre o Paquistão e o Afeganistão.

Devemos aprender que toda forma de violência, intolerância, radicalismo e fanatismo pode e deve ser sempre resolvida pelo dialogo, educação e tolerância aceitando toda e qualquer diferença, seja ela religiosa, sexual ou política.

Como não sabia qual filme relacionado com o evento eu iria postar, postei 2 sobre o tema, O Vôo United 93 e As Torres Gêmeas. Os dois filmes tem focos diferentes do acontecimento, um visto de baixo e o outro de cima. Os dois filmes são fáceis de se encontrar em qualquer locadora.

Agora assista a uma apresentação muito bem feita com imagens do acontecimento e comentem.



Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Nenhum comentário: