1 de dez. de 2006

Wiki: Liberdade e colaboração

Liberdade e colaboração, duas palavras cada vez mais importantes no mundo movido pela Informação. Mas nem sempre foi assim. A mudança para esta nova realidade só foi possível graças à evolução dos meios de comunicação e dentre estes, em especial, temos a Internet. Você pode estar pensando, mas isto ainda está longe do ideal. Tenho que concordar com esta afirmação, mas comparando com a situação de um passado não muito distante já dá para ver que evoluímos muito.
Na Internet encontramos uma classe de ferramentas de software que permite não só o acesso às informações de forma livre, como também a colaboração entre indivíduos no desenvolvimento de um projeto (mesmo que distantes geograficamente). São os chamados Wikis (pronuncia-se "uiquis”).
Estas ferramentas facilitam a publicação de documentos e sua edição coletiva, a participação em fóruns de discussões e a manutenção de um repositório de perguntas e respostas. Tudo isto realizado através de comandos muito simples e uma interface gráfica. Para o usuário participar é necessário apenas à utilização de um navegador web como o Internet Explorer ou Firefox.
Um bom exemplo deste tipo de ferramenta é o MediaWiki (http://www.mediawiki.org). Um aplicativo livre que uma vez instalado em um servidor web permite que os usuários cadastrados possam atuar de forma colaborativa. Para você ter uma idéia da eficiência e confiabilidade desta ferramenta, o Wikipedia, a maior enciclopédia on-line disponível atualmente, está toda baseada no MediaWiki.
E para quem não tem um servidor web disponível para criar seu Wiki? Não tem problemas, alguém já pensou nisto. No site Wikispaces (http://www.wikispaces.com/) você pode criar gratuitamente um Wiki com o seu projeto e chamar seus amigos e interessados para colaborar. Vale a pena uma visita.
Outro uso interessante dos Wikis é a criação dos Wikibooks ou livros que foram ou estão sendo criados de forma colaborativa, sempre disponível de forma livre. Um bom exemplo é o site WikiLivros (http://pt.wikibooks.org). Neste local você vai encontrar muitos livros, de assuntos diversos, em vários estágios de desenvolvimento.
Para quem busca um dicionário on-line o WikiDicionário (http://pt.wiktionary.org) pode ajudar. Um projeto colaborativo que tem como objetivo a criação de um dicionário poliglota livre e em português.
Entre, leia e participe. Os Wikis e o trabalho colaborativo através da Internet são a maior prova de que a soma de dois mais dois pode ser cinco ou muito mais.
Um forte abraço e até a semana que vem.

Publicado em:
Ter, 10 Out, 12h17
Por Gilberto Sudré
iMasters
http://br.technology.yahoo.com/061010/55/19no9.html

Nenhum comentário: