18 de nov. de 2008

Vídeo digital na sala de aula

Nos últimos anos tem havido inúmeras investigações, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, o que demonstra a conveniência da utilização de vídeo digital na sala de aula, a fim de cumprir os objetivos propostos aprendizagem. Conveniência baseia-se principalmente sobre o potencial de expressão e de comunicação oferecidos pelo vídeo e sobre o fato de que vivemos em um mundo que está cada vez mais visual e os jovens se sentem muito confortáveis na mesma, mas também na redução do custo a partir de filmadoras digitais e o desenvolvimento de tecnologias como o "streaming" [1] que facilitaram a utilização e distribuição de materiais educativos em vídeo através da Internet.

O conhecido adágio "uma imagem vale por mil palavras," cada dia é mais válido na medida em que aquela imagem em movimento e tem também tem a capacidade de criar, não necessariamente com recursos tecnológicos sofisticados e dispendiosos e que faz hoje em nosso mãos. Tecnologia que permite que os alunos possam usar tanto multi-media materiais produzidos por outros, tais como produzir seus próprios vídeos. A produção de videoclipes em ensino suporta a maioria das matérias no currículo porque fornece estudantes com valiosas oportunidades de aprender e desenvolver as capacidades intelectuais no entendimento de ordem superior, o que favorece os alunos atuando como programadores e designers para alcançar um aprofundar os temas de estudo, enquanto que as ajudem a desenvolver, tanto no pensamento visual (gestão de espaço e de imagem), como na literatura mediática.

Mas para o vídeo digital tem um significado real na educação, a sua utilização em sala de aula deve estar vinculado ao currículo. Linguagem, por exemplo, pode combinar as imagens e clipes de vídeo de fundo para criar uma narrativa documentários que dão vida a uma história; actividades deste tipo, conhecido como Digital Storytelling, favorecendo a capacidade de concepção e de síntese, para além de contribuir para o desenvolvimento de competências em literacia mediática.

A gravação de um vídeo do movimento dos objetos, torna mais fácil para os professores de Ciências Naturais e Matemática incorporar na sala de aula uma verdadeira investigação para permitir que os alunos, com a ajuda de software especializado, tanto para melhorar a compreensão dos conceitos da física, como fazer gráficos, matemática e problemas numéricos e de dados do mundo real. Para um exemplo concreto dessa utilização, recomenda-se a ver o artigo "Análise de vídeo: Matemática exploração da realidade."

Também é desejável a utilização da questão a ser abordada quando não descrever em palavras, mas o que é mostrado através de um vídeo, que é ilustrado com fotografias e é acompanhada por um texto de apoio, tais como os experimentos de física e Química. Ou VideoPaper Builder 3, Ferramentas gratuita, permite que professores e alunos para uma captura de vídeo em ambos os experimentos ou como prática de ensino e descolamento de particionamento.

Artes educação é um tema sobre o qual você pode usar o vídeo como uma ferramenta de expressão, sobretudo se tivermos em conta que a mídia atual ambiente exige que as pessoas pensam e comunicar, designers e artistas. De acordo com Jason Olher, respeitado diretor de programas de Tecnologia Educacional da Universidade do Alasca, vídeo, imagens, música e animações são ferramentas poderosas para comunicar idéias de forma eficaz, e se esses elementos são apoiados pelas TIC, Arte torna-se uma ponte crucial para compreender tanto a mídia tradicional e as novas mídias digitais. Sob a abordagem proposta pela Educação Artes Dr. Ohler, quem vê-la como crucial quanto junto com redação, leitura e aritmética, que prepara os alunos para trabalhar em avaliar criticamente vídeo feito pelos outros, para expressar a mesma meia com suas idéias e emoções.

Além disso, os novos meios de comunicação oferecem e oferecem uma infindável número de postos de trabalho para os designers gráficos, operadores de câmara, músicos, coreógrafos, muitos consultores e outros profissionais das artes criativas e agora esta é uma realidade que terá mais forte no futuro e de tomar cuidado, o ensino primário e secundário deverão começar a agir imediatamente.

Por outro lado, no contexto de Alfabetização na mídia, para desenvolver um serviço de comunicação social, desenvolver uma campanha de marketing para uma atividade escolar ou documento boas ou más práticas cívicas do corpo discente são atividades que contribuam efetivamente para compreender como a utilização de técnicas comunicação visual (iluminação, composição, o ângulo câmara de vídeo, edição, utilização de acessórios, linguagem corporal, símbolos, etc.) influenciam os diferentes significados que podem roubar uma mensagem. Através da compreensão da gramática, sintaxe e metáforas usadas pelos meios de comunicação social, nomeadamente sobre a linguagem visual, os alunos não só irá ser menos suscetíveis à manipulação por aqueles, mas eles claramente aprecio o trabalho que está subjacente a sua construção [2] .

Nesse sentido, como as experiências de aprendizagem ao Fórum, com a presença de estudantes da Faculdades Bolivar Cali, Colombo e do Instituto Britânico de Nossa Senhora da Assunção (INSA), constituem áreas nas quais prática da democracia e também permitir verificar que, quando os estudantes realizar vídeos, de experiências sobre os desafios enfrentados um produtor de mídia e entender claramente a importância de trabalhar como um grupo. O professor Jonathan Wallis (Colombobritánico), que junto com Jane Harris (Bolívar) levou o Learning Fórum, acredita que não há melhor maneira de se preparar para interagir com os meios de comunicação que saber como construir estas e é precisamente isso que estabelece uma ligação com o entendimento da democracia. A utilização conjunta de câmeras de vídeo digital, com a edição de software, pode integrar facilmente em Media Literacy projetos que podem ir desde representando uma história, para criar um vídeo documental.

No que diz respeito às Ciências Sociais, cada dia aumenta o número de chances de receber vídeos considerados hoje como histórica. Exemplos disto são o serviço do Google Video e YouTube, e não apenas ferramentas para localizar vídeos, mas permitir a visualização no navegador sem exigir o download ou usar software especializado para fazê-lo. Uma atividade poderá ser o de localizar um vídeo histórico e estudantes presentes ao analisá-lo, então eles devem fazer os seus próprios vídeos, como estudar e construir uma narrativa histórica na natureza visual dessa revisão, em comparação com o tema escolhido, O conceito de mudança através do tempo. O vídeo serviços prestados pela Google e do YouTube são possíveis graças a uma tecnologia conhecida como "streaming" [1], que nasceu há 10 anos, em resposta a uma largura de banda suficiente para transmitir material multimídia através da Internet. Essa tecnologia se tornou, com o aumento da largura de banda, uma excelente opção para fornecer aos utilizadores da Internet partilham e utilizam materiais em vídeo.

Finalmente, temos uma lista do número de casos em que a disponibilidade e a utilização de uma câmara de vídeo enriquece várias atividades escolares:

  • Para vídeo documento sobre os procedimentos que devem ser seguidos os alunos em situações de emergência (incêndios, terremotos, enchentes, etc.)
  • Gravar apresentações na/da escola, passeios, eventos especiais, passeios, visitas de especialistas e assim por diante.
  • Recolher situações reais de trabalho sites para analisá-las em sala de aula.
  • Trocar experiências ou atividades levadas a cabo por especialistas, que são perigosas ou caro para os alunos da instituição.
  • Mostrar que os estudantes adquiram as competências rapidamente para observação.
  • Gravar e analisar apresentações por professores ou alunos.

A seguir, os principais características de uma câmara de vídeo digital, que devem ser tidos em conta na tomada de uma decisão de compra certa. Hoje existem centenas de possibilidades, muitas delas com a opção de tirar fotografias. Por isso, temos de avaliar muito bem qual é a alternativa que melhor corresponde aos objetivos prosseguidos pela Instituição Educacional para não pagar a câmara de vídeo para funções que não vão utilizar.
Formato do meio de gravação

Esse recurso refere-se ao ambiente físico em que a câmara de vídeo a gravação das imagens. É atualmente disponíveis no mercado três tipos de câmara de vídeo digital no intervalo amador: miniDV, DVD, HD e SD. É importante para saber a disponibilidade local e do custo de gravação, tais como media isso teria um impacto direto sobre a organização logística que as instituições educativas devem obedecer a fim de efetivamente utilizar o vídeo.

videocamara

Formato de gravação

Um aspecto é o ambiente físico em que os vídeos gravados (MiniDV, DVD, SD) e um outro formato de arquivo em que estes são gravados no meio. Existem diversos formatos digitais para armazenar vídeos, entre os mais populares têm DV, AVI, MOV, MPEG, WMV e Flash Video [3]. No entanto, DV é o mais utilizado desde a miniDV filmadoras são as mais comuns no mercado e utilizar este formato.
Verificar o que é importante utilizar formatos de gravação ou o que uma câmara de vídeo digital como este incidente e posterior utilização que lhe querem dar o software a ser utilizado para editar.

A lente

Uma característica fundamental é a lente em filmadoras e, o ponto mais importante é o "zoom" óptico. O "zoom", é o recurso que facilita a aproximação entre uma imagem centrada, sem ter que mover ao redor do local. Mas não ser confundido, porque existem dois tipos de "zoom" ou aproximação: as ópticas e digitais. O "zoom" sobre a imagem óptica através de um movimento interno da lente, por isso esse tipo de abordagem é real e não está a diminuir a qualidade de vídeo. O poder do "zoom" mede-X (aumentos) e diz-nos quantas vezes nós podemos aproximar a imagem, por exemplo, quando nos aproximamos de uma casa que está localizada a uma distância de 4.000 metros com uma câmera de vídeo para "zoom" óptico 12x, a amplificar ao máximo a imagem que vemos como se estivéssemos a pé 333 metros da casa (4000m / 12x = 333m).
Por sua parte, o "zoom" digital consiste de uma reaproximação "artificial" da imagem que normalmente tem efeitos negativos sobre a qualidade deste. Quando nos aproximamos da mesma casa com uma câmara de vídeo digital 800x zoom, para amplificar o máximo que vemos a imagem como se estivéssemos a 5 metros da casa (4000m / 800x = 5m), mas por ser uma abordagem digital, a imagem perde nitidez .

pixelado

Fonte: www.camcorderinfo.com

A imagem da esquerda é uma tomada de vídeo a uma distância de 3,3 metros utilizando um "zoom" digital 100X; nota os pixels. A imagem à direita corresponde a uma tomada de vídeo com um "zoom" óptico 10X a partir de uma distância de 1,3 metros.

A partir do exposto, é evidente que o valor de "zoom" óptico (zoom óptico) é a única que realmente funciona como um ponto de comparação entre duas ou mais câmaras de vídeo digitais.

32x


Sensor

O CCD é um chipset que reage à luz e é o responsável pela "capturar" as imagens que passam através da lente em forma de vídeo. Sua qualidade depende do estatuto final do vídeo. Sua estrutura é reticulada, e cada um dos seus pontos é um elemento sensível à luz. O maior número de pontos possível capturar o CCD, melhor será a qualidade do vídeo. A resolução, ou número de pontos que compõem cada quadro do vídeo, é calculado multiplicando o tamanho do CCD expressas em pixels, de acordo com o número de linhas de sensores lá.

A resolução que é utilizado no DVD é 720x480 pixels para NTSC [4] e 720 x 576 em PAL [5], onde o primeiro número indica a largura do vídeo e do segundo jogo. Quanto maior for a resolução, maior poderá ser a imagem sem perder qualidade. Por outro lado, e tão elucidativa, a resolução do sinal de TV é 640x480 pixels ea nova televisão de alta definição (DHTV) é 1280x720 pixels ou 1920x1080 [6].

Resoluciones Video

A este respeito, a recomendação é a mesma que para câmaras fotográficas digitais: entre os mais alta a resolução, melhor. Embora os vídeos estão indo para ver em uma tela de televisão com uma resolução máxima de 576 linhas, uma boa resolução para ajudar a estabilizar a imagem digitalmente, serve para ter imagens mais nítidas e digitais permite a visualização de vídeos em ecrã inteiro no computador . Além disso, esta característica está directamente relacionado com o custo da câmara, quanto mais megapixels (milhões de pixels) tem, quanto maior o seu valor e, portanto, deve ser muito bem pesar o custo / benefício acordar para usá-la vai acontecer.

Estabilização da imagem

Esse recurso impede que a imagem tiemble ou agitar. Para as pessoas com pulso forte ainda, é difícil conseguir imagens estáveis quando se usa o "zoom" ao máximo, a menos que a funcionalidade da câmara de vídeo tem imagem estabilização.

Uma maneira tradicional de estabilizar a imagem estiver utilizando um tripé. Certifique-se de uma escolha que é, em primeiro lugar adequado para o tamanho e peso da câmara, mas que é também leve, fácil de usar e conveniente de proceder. Este acessório também tem caído muito de preço.

Sensibilidade à luz

Este é um elemento muito importante em uma câmera de vídeo como muitos tiros devem ser realizados em recinto fechado com má iluminação. Recomenda-se a ligar o maior número possível de luzes, para que a câmera pode se concentrar mais rapidamente. Uma boa idéia é testar a filmadora, no momento da compra, pelo menos esclarecidos lugar que você encontrar na loja para verificar seu desempenho em ambientes escuros.

DISPLAY LCD

Existem duas maneiras de exibir a imagem a ser gravada na câmara de vídeo: através do visor ea tela LCD. Este último é uma peça que serve duas finalidades básicas: para ver o que está indo para gravar e ler as gravações feitas. A maioria das telas LCD das câmeras agora estão autorizados a usá-las como tátil e painel de controle para operar determinadas funções da câmera.

camera2


Por um lado, o display LCD torna a visualização daquilo que está indo para queimar a fim de determinar a qualidade da imagem e da capacidade de alterar alguns parâmetros para melhorar a gravação, mas por outro lado, há que ter em mente que a sua utilização consumir um determinado carregamento completo, por isso, quando Amor é tributar, em seguida, tenho de proceder adaptações necessárias, é aconselhável fazer a abordagem de telespectadores. Uma vantagem clara para ver ou fazer que é tributado através do display LCD . É nesses casos a ser tributadas a partir de um ângulo diferente para uma linha de visão. Por exemplo, tributar um tumulto de pessoas acima de , visualizar o display. Você pode ver ou está a ser tributados, mesmo com uma câmara incorporada

MICROFONE

A maioria das filmadoras têm um padrão microfone. É altamente desejável que a câmara de vídeo é uma contribuição para microfone externo, o que reforça a qualidade do som em ocasiões especiais, tais como concertos, palestras, etc.

microphono


MICROPHONO
PESO / TAMANHO

Entre os mais pequenos e mais leves, mais portáteis será a câmara de vídeo. Este factor é considerado importante porque facilita ou dificulta a realização de gravações no exterior da Instituição Educacional. Embora seja verdade que a ótica da câmara tem especificações mais baixas do que nas pequenas câmaras em geral, mais pequenos e os modelos económicos funcionam muito bem para fins educacionais que foram procurados com a introdução desta tecnologia em escolas e colégios. Além disso, com muito pequenas câmeras de vídeo têm de ser cumpridas devido a considerações de segurança que são presas fáceis para ladrões.

cameras


DURAÇÃO DA BATERIA

A bateria é crítica a duração da carga é um aspecto fundamental a ter em conta. É importante perguntar se a duração indicada no catálogo inclui o consumo de energia através da manipulação da câmera (zoom, iniciar, parar, desligar, por sua vez, vêem gravações, etc.) Em geral, os fabricantes relatório, o tempo de duração da bateria em condições de gravação contínua e sobre um ponto fixo. Isto significa que muito provavelmente o tempo real de gravação é inferior a indicada.

Existem basicamente três tipos de baterias: níquel-cádmio (NiCad), níquel-metal (NiMH) e de íons de lítio (Li-Ion). Este último está se tornando a norma. Duas baterias de um mesmo tipo podem ter diferentes taxas de tempo determinado em miliamperes (mAh), entre o maior número de mAh, a bateria irá durar mais tempo. Na época das gravações, certifique-se que os estudantes que vão ter de usar a sua filmadora baterias de reserva e de ter cobrado anteriormente em mãos o cabo para conexão a uma tomada elétrica.

FOTOS

A maioria das filmadoras digitais permitem capturar imagens estáticas e armazená-los em formato fotografia. Esta função amplia as possibilidades da equipa, porque com apenas um dispositivo pode abranger tanto as possibilidades.

É importante assegurar que a câmara tem a possibilidade de ser ligado a um computador, quer através de uma porta USB, uma conexão chamado i.LINK (Firewire) ou qualquer outro compatível com o computador no qual estão a ser editado vídeos.

salidas

É também aconselhável ter out A / V ou de S-Video para ser capaz de se conectar diretamente a uma TV ou projetor. Algumas câmaras no mesmo conector A / V é utilizado tanto para entrada e saída de vídeo.

Entrada analógica

Formatos de vídeo Betamax, Super VHS e VHS são uma coisa do passado, o que hoje é o vídeo em formato digital. Vários fatores têm dado um forte impulso para o vídeo digital. Entre eles, destacando a qualidade das imagens resultantes (mais de 500 linhas de resolução, enquanto manipula uma VHS 250 linhas) e fácil de usar vídeos como um recurso multimídia em vários programas de computador (apresentador multimídia, processador de texto, VideoPaper touro , Etc.) .. Além disso, o vídeo digital pode ser jogado para trás, para frente ou para trás, sem os meios de se deteriorar, tal como acontece com fitas VHS. Outra vantagem é que, ao serem armazenadas na forma de arquivos, a sua transferência para o computador e fazer cópias dos mesmos, não significa perda na qualidade, por isso, se isso acontece quando você faz cópias de fitas VHS sucessivas.

Infelizmente, muitos materiais educativos em vídeo estão registradas nestes meios de comunicação para que apenas uma especialidade poucas lojas vendem flores. Segundo os peritos, até 2010, o VHS completamente desaparecem do mercado, como aconteceu com as músicas gravadas em discos de acetato. Para recuperar esses materiais e passo para abrir uma nova oportunidade para melhorar ambientes de aprendizagem, valeu a pena explorar a possibilidade de adquirir uma filmadora digital e executar atividades e projetos em diversas áreas para melhorar aprendizagem aluno especial em algumas disciplinas.

É vantajoso ter uma filmadora que tem entrada analógica que permite a conversão de uma gravação de uma fita VHS ou Hi-8 para um disco DVD ou de um cartão SD. Esta é uma boa opção para digitalizar gravações antigas e ser capaz de fazer edições para o computador. Basta ligar a saída de um computador VHS, Hi-8 ou uma camcorder analógica, que jogou uma fita em um desses formatos, a entrada analógica da câmara de vídeo digital, que será gravado em DVD ou miniDV Dependendo do tipo de câmera que você usa.

Esta opção salva o custo de aquisição de computadores e instalando em uma placa de captura de vídeo e do complexo processo de gravação de vídeo, o que exige tempo e conhecimento para o resultado a ser otimizado.

MODELO

Há várias características que devem ser tidas em conta na tomada de uma decisão de compra certa. Em um esforço para facilitar esse trabalho, nós oferecemos o seguinte modelo imprimível PDF (56KB) usada para comparar as diferentes marcas e referências (modelos) de filmadoras digitais.

plantilla
http://www.eduteka.org/pdfdir/VideocamaraDigitalPlantilla.php

Alguns fabricantes filmadora

* A Sony
* Canon
* JVC
* Samsung
* Panasonic

Notas do Editor:
[1] streaming ", que remete para ver ou ouvir um arquivo diretamente em uma página da web sem ter de baixá-lo para seu computador ou instalar nenhum software especial. Fue concebido como una estrategia sobre demanda para la distribución de contenido multimedia a través del Internet. Apareceu em 1995 com o lançamento do RealAudio 1.0. Como os arquivos de vídeo tendem a ser grandes e fazer download como um pacote completo é lento se você não tiver uma conexão banda larga à Internet, esta tecnologia permitia conexões de 128 Kbps pode ser visto, aceitavelmente, especializada em sites de vídeos como o YouTube , Que fornece conteúdo com esta tecnologia. http://es.wikipedia.org/wiki/Streaming

[2] O Media Literacy é um quadro de referência para o acesso, analisar, avaliar e criar conteúdos multimédia, Siglo XXI, neste onipresente, por isso, é essencial que os estudantes, além de aprender a ler e escrever no sentido tradicional , "Ler" e "write" fluentemente a língua de imagens e sons de multimídia. Veja o módulo sobre o tema que são agrupados e ordenados recursos valiosos, tais como "25 Lições para a Classe Media Literacy", que atendem a todas as aulas grau níveis, abrangendo uma ampla variedade de conteúdos e temas, e permite examinar vários formatos recursos. http://www.eduteka.org/MediaLit.php

[3] Glossários de formatos de vídeo:
AVI: Sigla para Audio Video entrelaçado (Áudio e Vídeo Interleaved). É o formato padrão para vídeo digital para Windows. Indica como elas estão ligadas ao áudio e vídeo, sem especificar qual codificação foi usada.
MOVIMENTO: Arquivo extensão usa o formato Apple QuickTime.
MPEG: A sigla de Moving Picture Experts Group (Moving Picture Experts Group). Trata-se de um sistema de compressão de dados, usado com vídeos preferenciais, que oferece três principais vantagens: alto nível de compactação, a perda de baixa qualidade e compatibilidade com formatos de vídeo. Ela oferece três níveis de compressão, 1, 2, 3 e 4, quais são as diferenças na qualidade da imagem e largura de banda necessária para a transmissão.

[4] NTSC é um sistema de codificação e transmissão de televisão analógica cor desenvolvida nos Estados Unidos em 1940. Esse sistema é usado hoje nos Estados Unidos, o Japão ea maioria dos países da América Latina, entre outros países. O nome vem do comité de especialistas que desenvolveram a Televisão Nacional do Sistema (s) comité. http://es.wikipedia.org/wiki/NTSC

[5] PAL é a sigla para Phase Alternating Line (espanhol fase alterna-line). É o nome sob o qual designa o sistema de codificação utilizada na transmissão dos sinais de televisão analógica em cores na maior parte do mundo. É de origem alemã e é utilizada na maioria dos países Africano, Ásia e Europa, além da Austrália e alguns países da América Latina (Uruguai, Paraguai, Brasil e Argentina). http://es.wikipedia.org/wiki/PAL

[6] HDTV é a sigla em inglês para High Definition Television (HDTV). A tela HDTV usando uma relação de aspecto de 16:9. As imagens de alta resolução (1920 x 1080 pixels ou linhas de 720 linhas x 1280 pixels) podem mostrar muito mais detalhe em comparação com televisão analógica ou definição padrão (Standard Definition, 720 pixels x 576 linhas de acordo com a norma PAL). http://es.wikipedia.org/wiki/HDTV

CRÉDITOS:
Documento preparado pelo EDUTEKA com informações provenientes de:

* ENTER Magazine; Salvando as suas memórias; Ivan Luzardo;
* ColombiaAprende; Omar Rincon, 10 mandamentos para fazer televisão educativa;
* Terra, que ter em mente quando for comprar uma câmara de vídeo digital;
Microsoft *; Selecção da câmera adaptada às suas necessidades;
* Yahoo compras; Filmadoras digitais;
* Câmaras digitais;
* CamcorderInfo; Zoom Óptico vs. Zoom digital: Qualidade vs Quantidade;
* ENTER Magazine; Digitalize os seus filmes caseiros;

Publicação da EDUTEKA este documento em: 01 de Fevereiro de 2007.
Última modificação deste documento: 01 de Fevereiro de 2007.

Fonte: http://www.eduteka.org/VideoDigitalCamara.php

Nenhum comentário: