13 de out. de 2008

O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender

Olá Amigos

Recentemente reli o livro do Rubem Alves "O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender". Leitura obrigatória para todo educador e profissional de educação o livro é uma das melhores obras do Rubem Alves. Muitas pessoas me perguntam se eu tenho o resumo do livro e eu sempre digo para ler o livro, pois somente a sua leitura poderá dar a você condição de fazer uma analise do livro.

Em tempos de pouca leitura o primordial é primeiro disponibilizar a obra e depois abrir debate sobre a mesma. Então aqui está o livro do Rubem Alves na integra para que você baixe e leia o livro.



Então logo após você ler o livro, venha e comente , pois estamos abrindo aqui um debate e tentando fazer um resumo coletivo do livro.

Leia e Comente.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

7 comentários:

Unknown disse...

Li o livro e me encantei com a simplicidade com que o autor aborda o problema da educação atualmente. Os professores só cumprem o currículo, e poucos se destacam na arte amar a sua profissão. Passam o conteúdo e o aluno repete. Curiosidade é uma coceira nas idéias.

Robson Freire disse...

Olá Alice

Infelizmente hoje em dia somente segue a carreira de professor aquelas pessoas que não conseguiram entrar na que eles desejavam.

A carreira do magistério tornou-se uma segunda opção, e não uma escolha salvo algumas exceções.

A profissão de educador passa necessariamente pela paixão de educar, pela dedicação, do acertar e errar, pela busca do caminho.

Hoje em dia só temos "reprodutores de conteúdo" e quando temos a oportunidade de capacita-los tecnologicamente e pedagogicamente abrindo para eles um novo leque de opções, a grande maioria nem se interessa, mesmo o curso sendo feito de graça pelos NTE's.

Apaixonar-se pela educação, levando nossos melhores alunos a escolherem a carreira, passa primeiro pela valorização do profissional de educação e depois por uma reformulação da capacitação inicial.

Abraços

Danilo disse...

Discordo com a opinião do Robson Freire:

"Infelizmente hoje em dia somente segue a carreira de professor aquelas pessoas que não conseguiram entrar na que eles desejavam.

A carreira do magistério tornou-se uma segunda opção, e não uma escolha salvo algumas exceções."

Cada um tem o direito de escolher a sua profissão. Os cursos de licenciatura não são segunda opção, existem pessoas que ainda admiram a profissão e pretendem segui-lá, muitos professores ensinam em várias escolas e tem inúmeras dificuldades assim como médicos atendem em várias clínicas e tem vários problemas...

Agora concordaria com você caso dissesse que a desvalorização desestimula a carreira, isso sim é verdade, agora, que só é professor quem não conseguiu seguir a profissão desejada...Não mesmo!

Irei prestar vestibular para licenciatura em matemática, e tenho certeza plena do que quero.
Tenho consciência das dificuldades assim como em qualquer profissão, e acredite, não sou o único a pensar dessa forma.

Valeu.

Ana Caroline; Fernanda e Suzana disse...

sou estudante de pedagogia e Amo meu curso ao foi minha segunda opçao nao!!!! Sem profesores nao existiriam as outras profissoes vamos nos valorizar pq a nossa profissao e mais importante!!!!

O Coração falando pelas Mãos disse...

Gostaria de saber se este é um livro ou um capítulo de um livro, pois não consegui encontrá-lo nas livrarias de minha cidade.

Abraços Ela Oliveira

Robson Freire disse...

Olá

é o livro sim.

Abraços

RITA disse...

Sou estudante de pedagogia,na faculdade que estudo a Facitec temos todos os semestre o projeto de leitura e nesse semestre foi escolhido esse livro,no qual faremos uma gingana pedagógica.
Na hora que escolhi o curso de pedagogia não foi uma segunda escolha mais sim em busca de uma realização pessoal,pois "educar é semear com sabedoria e colher com paciência". Augusto Cury